Minas Gerais

ANCESTRALIDADE

Samba da Meia Noite oferece oficinas gratuitas em BH para formar sambadeiras

O projeto visa mesclar momentos teóricos e práticos para levar fundamentos do samba de roda para as participantes

Brasil de Fato | Minas Gerais (MG) |
Na metodologia das oficinas, estão incluídos momentos teóricos e práticos, e segundo a cofundadora do projeto, ambos momentos são essenciais para a aprendizagem - Foto: Reprodução | Samba da Meia Noite

O tradicional Samba da Meia Noite realiza um ciclo de seis oficinas, realizadas quinzenalmente entre abril e junho, intituladas como “Escola de sambadeiras", no Centro Cultural Nordeste – Usina de Cultura, em Belo Horizonte. O objetivo é formar e fomentar sambadeiras com foco em samba de roda. 

As atividades possuem um cunho formativo e mesclam momentos teóricos e práticos, a fim de possibilitar trocas de conhecimento entre mulheres sobre toques, cantigas, mestres e mestras, e os passos base da dança. 

As oficinas já realizadas tiveram os temas “A origem de samba de roda e sua diversidade regional”, “Samba de roda: tradição, religiosidade e cultura” e “Metáforas corporais: influência, energia e identidade dos encantados”. 

“Nós paramos o samba na rua, mas não paramos de pesquisar, de refletir, de fomentar e de buscar formas para manter o samba vivo. E a escola de sambadeiras é uma dessas formas, de manter vivo”, comenta Rogéria Fernanda, sambadeira, educadora social e cofundadora do Samba da Meia Noite, o do projeto “Escola de sambadeiras”.

:: Leia mais notícias do Brasil de Fato MG. Clique aqui ::

A próxima oficina acontece neste sábado (21), com o tema “Musicalidade: corpo, canto e tambor”. “Musicalidade agrupa corpo, canto e tambor. Vale muito a pena conferir e participar, porque vamos trabalhar os ritmos, a poesia, harmonia dessa poesia, a força, a alegria e como isso tudo se transforma em samba de roda”, conta Rogéria.

Na metodologia das oficinas, estão incluídos momentos teóricos e práticos, e segundo a cofundadora do projeto, ambos momentos são essenciais para a aprendizagem.

“A oficina mescla muito esses momentos, o que ajuda na vivência e na junção corpo, mente, tambor e grupo. Grupo no sentido de agrupar as vivências, de jogar para roda nossa ancestralidade, nosso conhecimento. E o teórico vem no lugar de fortalecer a história”, diz Rogéria. “Junto com o corpo e o movimento vem a possibilidade de se soltar, de ser você, de ser livre. O samba é o momento que a gente se liberta”, completa.

A mulher no samba de roda 

Nas manifestações culturais afro-brasileiras, mulheres se revelam como participantes ativas. Segundo Rogéria, é comum e histórico no samba de roda a presença de mulheres, na performance cênica e musical, com vestimentas coloridas, vozes, palmas, pés e gestos.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

“O samba de roda sem a mulher não existe, é um samba para mulher, da mulher'', comenta. 

Mais informações

A próxima oficina acontece no dia 21 de maio, das 13:30 às 16h, no Centro Cultural Nordeste – Usina de Cultura. O endereço é Rua Dom Cabral, 765, no bairro Ipiranga, em Belo Horizonte. As inscrições para a oficina podem ser realizadas em @sambadameianoite, no Instagram.
 

 

Edição: Larissa Costa