Rio de Janeiro

ANIVERSÁRIO

Museu da Maré completa 16 anos com atividade cultural neste sábado (21)

Local é símbolo de uma experiência de museu voltada para a inclusão social e cultural de moradores da favela

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Museu foi inaugurado em 2006 com a proposta de trazer uma imagem positiva da favela - Foto: Bismark/Museu da Maré

O Museu da Maré completa 16 anos no sábado (21). O local conta a história do Conjunto de Favelas da Maré, bairro localizado na zona Norte do Rio de Janeiro, composto por 17 comunidades e onde moram cerca de 140 mil pessoas.

Criado por um grupo de jovens moradores integrantes do Centro de Ações Solidárias da Maré (CEASM) e inaugurado em 2006, com a presença do então Ministro da Cultura Gilberto Gil, o museu tem o objetivo de criar uma auto-representação da favela da Maré, fortalecendo uma imagem positiva do local, bem como a autoestima de seus moradores.

Leia mais: Nas favelas do Rio, empreendedores contam experiências de trabalho cooperado e solidariedade

Segundo o portal Museus do Rio, o acervo do museu social foi construído a partir da doação dos moradores da Maré e o projeto “expográfico” foi concebido como em permanente transformação como a própria arquitetura da favela, conhecida pelos urbanistas como lugar dinâmico de alterações e mudanças, no sentido de incluir cada vez mais moradores no seu interior.


Visita guiada de crianças pelo Museu da Maré / Foto: Bismark/Museu da Maré

Para celebrar o aniversário de 16 anos, o Museu da Maré montou uma programação que conta com apresentações de dança, hip hop, capoeira e a abertura de uma nova exposição. As atividades começam às 16h e vão até às 20h.

O Museu da Maré está localizado na Avenida Guilherme Maxwell, 26, na Maré. Informações sobre o evento estão disponíveis no Facebook da instituição.

Confira a programação que começa às 16h:

- Mesa de abertura;

- Apresentação da Cia. Entre Lugares Maré: "O tempo do meu CAOS", uma coreografia que atravessa sentimentos, histórias e territórios desses corpos que saem do complexo da Maré e cruzam com a  cidade do Rio de Janeiro. O que acontece nesse entremeio? Uma sombra do nosso caos;

- Abertura da nova exposição temporária: "O lugar onde moro", exposição fotográfica produzida a partir do olhar de adolescentes mareenses, que são bolsistas no Museu;

- Apresentação Capoeira, Grupo Maré de Bambas; 

- Apresentação da banda Marebatuque;

- Apresentação Hip Hop, alunos das Oficinas Culturais do Museu;

- Parabéns com bolo.
 

Edição: Jaqueline Deister