Rio de Janeiro

VIOLÊNCIA POLICIAL

Justiça do RJ manda prender bombeiro que atirou em atendente do McDonald's

Sargento Paulo César de Souza Albuquerque, que fugiu de loja na Taquara após disparo, teve prisão preventiva decretada

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
bombeiro mcdonalds
Paulo César Souza de Albuquerque aparece em vídeo agredindo jovem de 21 anos por não ter cupom de desconto aceito em loja - Reprodução/Redes sociais

A Justiça do Rio de Janeiro determinou na última quinta-feira (19) que o sargento do Corpo de Bombeiros Paulo César de Souza Albuquerque seja preso imediatamente por ter atirado contra o funcionário da rede de fast food McDonald's. O caso aconteceu na madrugada do último dia 9, na loja da Taquara, na zona oeste da capital fluminense.

Leia mais: Juíza nega prisão de sargento do bombeiro que atirou contra atendente do McDonald's no Rio

No guichê de atendimento, o bombeiro agrediu Matheus Domingues Carvalho, de 21 anos, depois de o funcionário explicar que não poderia validar um cupom de desconto porque o cliente só o apresentou quando o pedido já havia sido registrado no caixa da loja. Paulo César desceu do carro, quebrou a proteção de acrílico na área de atendimento para carros, entrou na loja e disparou contra Matheus.

Matheus, que foi ferido no abdome, teve alta na última quarta-feira (18). Ele ficou internado no Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra d Tijuca. O jovem perdeu o rim esquerdo, teve ferimentos no intestino e sofreu uma lesão na coluna que está comprometendo o movimento das pernas.

A ação de Paulo César foi filmada pelas câmeras de circuito interno da loja. O bombeiro fugiu no carro depois de ferir o funcionário da rede. O Ministério Público pediu a prisão preventiva de Paulo César por tentativa de homicídio por motivo torpe. A defesa do bombeiro afirmou que o disparo foi acidental, mas a versão foi negada por um amigo que acompanhava o militar.

Leia também: Prefeitura de Itaboraí (RJ) promove aniversário da cidade com show de intolerância religiosa

Em sua decisão, o juiz Gustavo Gomes Kalil, do 4º Tribunal do Júri, ressaltou que a necessidade da prisão preventiva se fez em razão de o bombeiro "indicar, concretamente, que não pretende se submeter à aplicação da lei penal, um dos pressupostos da preventiva". O juiz também considerou o registro de ocorrência, o exame de corpo de delito e relatório hospitalar do caso.

O sargento Paulo César de Souza Albuquerque tem outras passagens pela polícia, uma delas em 2012 por lesão corporal e ameaça contra uma mulher e em 2018, por violação de domicílio e invasão de um terreno.

Edição: Eduardo Miranda