Minas Gerais

CULTURA

Palestras e oficinas integram programação da Semana Nacional dos Museus em Minas

Jornada de atividades comemorativas seguem até sábado (21) em mais de cem municípios mineiros

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Na cidade histórica de Diamantina, o Museu do Diamante oferece visitas noturnas ao acervo - Foto: Sylvana Lobo

Em sua 20º edição, neste ano, a Semana Nacional dos Museus aborda o tema “O poder dos museus”. Em Minas Gerais, mais de cem municípios preparam atividades especiais. Na cidade histórica de Diamantina, por exemplo, o Museu do Diamante oferece visitas noturnas ao acervo.

Em Belo Horizonte, a comunidade pode participar de oficinas e palestras sobre o tema. Além disso, nos museus que integram o circuito da Pampulha serão lançados dispositivos acessíveis de audiodescrição do acervo das unidades.

:: Leia mais notícias do Brasil de Fato MG. Clique aqui ::

Os sete museus gerenciados pelo governo de Minas Gerais também integram o evento e organizam atividades, como oficinas, seminários e exposições. Em Mariana, no Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, os visitantes conferem uma edição especial do Sarau Cantado Alphonsus com participação do Grupo de Contadores de Estórias Miguilins, de Cordisburgo.

Apesar de ser carioca, o pintor Guignard é referência para o estado, inclusive nomeia a Escola de Belas Artes da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). E, por sua importância, também ganha espaço especial na programação com a exposição “60 anos sem Guignard – o artista na cidade”, no Museu Casa Guignard.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Desde a sua criação, em 2003, a Semana Nacional de Museus já registrou mais de 14 mil participações e aproximadamente 43,5 mil eventos realizados em todo o território nacional. Neste ano, 877 museus participam das atividades. O guia de programação, separado por município, pode ser acessado aqui.

 

Edição: Larissa Costa