Rio Grande do Sul

POLÍTICA

TRE-RS julgará cassação do prefeito de Santa Rosa

Ação questiona visita de Luciano Hang às vésperas da eleição para condicionar inauguração da Havan à vitória de Mantei

Foto: Reprodução/Facebook - Osmar Terra, Anderson Matei e Luciano Hang

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) julgará na segunda-feira (16), o processo que pede a cassação do prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei, e anulação da eleição de 2020 no município.

A motivação do processo é a visita do empresário Luciano Hang, dono da rede de Lojas Havan, a Santa Rosa, às vésperas da eleição de 2020, sob o pretexto de encaminhar documentos referente à construção de uma filial da rede no município.

Na realidade, a visita foi um evento eleitoral: o empresário condicionou o investimento ao resultado da eleição municipal, pregou voto útil no candidato do prefeito (que acabou sendo eleito) e fez propaganda contra a a coligação recorrente.

O recurso da Coligação União do Povo por Santa Rosa (PT-PCdoB-PDT-PL) também solicita a suspensão dos direitos políticos dos candidatos beneficiados, do ex-prefeito Alcides Vicini, do deputado Osmar Terra e de Hang, por abuso de poder político e econômico.

O parecer do Ministério Público Eleitoral é favorável ao recurso.

As informações são do escritório Félix, Floriano, Rondon e Ribeiro Advogados Associados, representantes da chapa da coligação recorrente, e referentes ao Processo n. 0600658-54.2020.6.21.0042.

Edição: Extra Classe