Do luto à luta

Um ano após o colapso: como estão as famílias arrasadas no pior momento da pandemia no Brasil

BdF ouviu histórias de pesar e luta de quem perdeu entes queridos nos meses mais mortais desde o início da crise

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Manifestação realizada no primeiro ano da pandemia carrega ainda mais simbolismo atualmente, após mais de 660 mil mortes no Brasil - ©Mauro Pimentel / AFP

Os meses de março, abril e maio de 2022 marcam o primeiro ano de um luto coletivo sem precedentes na história do Brasil. Ao fim desse mesmo período em 2021, o país havia perdido mais de 200 mil pessoas para a covid-19. 

Continua após publicidade

Se o ano passado foi o mais mortal já registrado pelos cartórios brasileiros, março, abril e maio foram os meses que mais pesaram nessa estatística. O número de mortes por covid-19 no trimestre representa mais de 30% de todos os óbitos causados pelo coronavírus até hoje em solo nacional. 

Um ano depois, famílias, amigos, amigas, parentes, colegas, conhecidos e conhecidas ainda vivem as consequências do pesar. Lidam com a ausência de pessoas queridas, que perderam a vida na maior pandemia do século e também enfrentam entraves burocráticos, econômicos e até judiciais no processo.

:: Observatório da Fiocruz aponta maior colapso sanitário e hospitalar da história ::

“São milhares e milhares de brasileiros que estão sofrendo, hoje, além dos atravessamentos e consequências da pandemia da covid-19, essa dor profunda, que é perder alguém que ama”, afirma a assistente social e pesquisadora Paola Falceta, presidenta da Associação de Vítimas e Familiares de Vítimas da Covid-19 (Avico).

Ela fundou a Avico junto com o advogado Gustavo Bernardes em abril do ano passado. Bernardes havia sido internado com quadro grave de covid-19 no fim de 2020. Já Falceta está nas estatísticas de enlutados e enlutadas no trimestre sombrio: perdeu a mãe em março de 2021 por causa do coronavírus.

“Essa faixa de tempo é real. Março, abril e maio representam o pico do colapso da saúde no Brasil e são três meses muito complicados para nós. O pior de tudo isso é que as pessoas ainda não têm forças, pelo luto, pela falta de apoio em saúde mental, pelas dificuldades financeiras. As pessoas estão tirando força da revolta”, aponta.

"A revolta dentro de mim cresce"

O aposentado Elpidio de Souza, de 62 anos, é cardiopata e, no início da pandemia, decidiu com a família por levar o isolamento de maneira rígida. Ele morava com a esposa e o filho, também portadores de comorbidades, além de dois netos, que hoje têm de 12 e 14 anos.

Assim como para a maior parte das famílias brasileiras, frente à falta de apoio do poder público e à crise econômica, a quarentena por um longo período foi impossibilitada. Com a lentidão deliberada no processo de aquisição das vacinas, no ano passado, muitas pessoas se viram obrigadas a voltar ao trabalho e ao convívio social sem imunização.

Em maio de 2021, Elpidio de Souza Junior, de 38 anos, filho do aposentado, era uma dessas pessoas. Como precisava manter a si e à família, ele voltou ao trabalho na construção civil e viajou para Capão da Canoa (RS)

“Uma das maiores crises do litoral (do RS) foi em Capão, por causa da flutuação de pessoas. Ficamos amedrontados, porque nós mesmos não podíamos nos expor”, afirma o pai. A flutuação em questão é referente à chegada de turistas à cidade no verão.

Ele conta que, nesse período, o filho começou a ter sintomas e procurou um hospital. No local, foi diagnosticado com gripe. “Nem o teste fizeram. Nós insistimos para que ele fizesse o teste. Três dias depois, ele retornou ao hospital e, claro, o quadro se agravou. Em Capão, o hospital estava lotado. Ele foi transferido para Santo Antônio da Patrulha e, não deu sete dias, ele veio a óbito”

Seu Elpidio responsabiliza a falta da vacina pelo agravamento rápido das condições do filho. 

“Tem uma culpa aí. Eu acredito muito no sistema público. Eu acredito no SUS. Mas acredito na gestão do SUS. Quando tem má gestão, dá nisso. Não precisava ter morrido 650 mil pessoas e eu tenho absoluta certeza de que meu filho não seria um desses mortos se ele tivesse tido a vacina.”

:: "Bolsonaro foi central na devastação do trabalho durante a pandemia", diz sociólogo ::

Com a morte do filho, ele e a esposa ficaram com a guarda dos netos. De uma hora pra outra, passaram a ser responsáveis pelo suporte emocional e pela formação dos dois adolescentes.

Em meio ao luto, a família enfrenta também os desafios econômicos gerados pelo cenário de crise, preços altos e aumento do custo de vida. Os dois netos não conseguiram acesso a nenhum tipo de pensão. O aposentado cita o descaso da gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL).

“O cenário foi agravado pela má gestão. Há um descaso. Essa é a minha dor maior. Esse cidadão está cometendo um crime à pátria. Um crime contra pessoas, seres humanos. Tem locais em que a gente sabe quem está morrendo, é a periferia, é o povo preto, o povo pobre", lamenta.

Para seguir a vida, o aposentado e a família se firmam na fé, mas também na luta, “Eu sou de axé e se não fossem os nossos Orixás, nós teríamos enlouquecido. Nós nos agarramos na fé e eu, como defensor do SUS, já dizia antes e hoje digo mais ainda, é do luto à luta. Não me resta outra alternativa. A pandemia não vai parar e parece que naturalizaram isso. Mas as mudanças são possíveis e eu já vi isso acontecer".

"Eu não posso viver o tempo todo na tristeza"

A dona de casa Lindinalva Jesus dos Santos, de 47 anos, perdeu a mãe para a covid-19 ainda na primeira onda da covid, em agosto de 2020. Aos 65 anos, Maria Julia Jesus dos Santos tinha diabetes e precisou ser internada por complicações da doença. No hospital, após a amputação de uma das pernas, ela foi infectada pelo coronavírus e morreu.

Ainda em meio ao luto, em maio do ano passado o marido de Lindinalva, Daniel dos Santos, também foi infectado pelo coronavírus. Os sintomas apareceram no início do mês e se agravaram em menos de duas semanas.

“Um amigo dele ligou um dia bem cedo e sentiu que a voz dele estava bem fraca. Durante a madrugada, eu ouvi ele roncar, e ele não roncava normalmente. No dia seguinte, ele tossiu sangue. Nós fomos para o hospital e foi o último dia que eu vi o meu marido com vida”, recorda.

Daniel dos Santos faleceu cinco dias depois da internação, aos 59 anos. Lindinalva perdeu o companheiro de vida, passou por dificuldades financeiras e, um ano depois, ainda busca recuperar a saúde emocional.

“Não está sendo fácil, fiquei dez meses passando por necessidades. Só não passei por mais dificuldades por que tive bons amigos, que me acolheram. Eu estou em tratamento com uma psicóloga, ainda tenho ansiedade. Ainda hoje me peguei pensando: 'meu marido, como você faz falta'”, afirma emocionada.

Lindinalva conta que mesmo frente à tragédia dupla, ainda tem parentes negacionistas e teme que a covid-19 possa voltar a crescer em ritmo acelerado no Brasil pela falta de conscientização da população e pela inação do poder público.

:: Brasil é "país da negligência", diz Anistia ao lançar informe anual sobre direitos humanos ::

“O governo federal piorou tudo. Meu marido poderia estar vivo hoje. Meu marido não está vivo por causa dele, porque ele negou as vacinas. Minha mãe poderia estar viva, mas naquela época os médicos estavam todos sobrecarregados”, aponta.

Menos de um mês após a morte de Daniel dos Santos, a vacina chegou para a faixa etária dele. 

“Eu espero que o povo lembre disso e eu peço a Deus que esse vírus cesse. Eu não tive como me despedir, eu não tive o direito de me despedir dos meus entes queridos. Eu espero que as pessoas tenham consciência. A covid está aí e continua matando”, conclui. 

“Tem dias que é difícil levantar”

A tragédia da covid-19 também afetou duplamente a vida do consultor de Marketing Levi Oliveira Mortosa, de 30 anos, morador de Goiânia (GO). Em agosto de 2020, perto do dia dos pais, o pai dele, morador de Itumbiara, interior de Goiás, foi infectado pelo coronavírus. Edson Mortosa, de 58 anos, não pode cumprir o isolamento recomendado para se proteger do vírus porque teve que trabalhar.

No terceiro dia de internação, ele foi enviado para a UTI. O quadro continuou se agravando e o paciente precisou ser intubado, mas morreu durante o processo. 

“Em Itumbiara, agosto foi um mês em que os hospitais estavam no máximo do máximo da lotação. As equipes de saúde também foram vítimas da não instrução, do negacionismo e da falta de recursos”, afirma Levi.

A família ainda se recuperava do baque quando, em junho de 2021, a tia mais nova de Levi, Edriane Mortosa, também faleceu por covid-19.

“O caso do meu pai não me revolta tanto. O que nós íamos fazer? Mas a minha tia estava a uma semana da vacinação”. O jovem não contem as lágrimas ao falar da tragédia que abalou a família duas vezes em menos de um ano, “pensar que ela poderia estar vacinada. Já era junho de 2021! Ela tinha apenas 50 anos!” 

Edriane Mortosa foi internada em 31 de maio de 2021. Ela morava com uma irmã mais velha, que já tinha tomado a primeira dose da vacina e teve apenas sintomas leves. Edriane, no entanto, teve uma queda brusca de oxigenação durante a infecção.

Com o alerta identificado por um oxímetro usado em casa, a família decidiu levá-la para o hospital. Em apenas dois dias de internação, ela foi para a UTI.

A situação vivida pelo pai de Levi meses antes, durante o processo de intubação, foi traumática para toda a família. “Nos momentos em que ela fazia ligações para a família, ela chorava muito pedindo para que a tirassem dali, porque ela não queria ser intubada. Foi um sofrimento muito grande, a gente não podia fazer nada. É uma impotência.”

Ainda enlutado, Levi leva em consideração o privilégio que a família teve de conseguir acesso ao tratamento e a hospitalização, “Eu sei que houve famílias que sofreram muito mais. É difícil pensar que estamos vivendo em meio a tanta injustiça, tantas famílias que foram dilaceradas”, diz.

Na dor da perda, a falta de direito a um velório e a rituais de despedida ainda é um peso. “O que eu mais sinto é não poder velá-los, não estar ali com eles. É uma dor não compartilhada. É muito triste você não poder abraçar, não poder receber conforto".

“Tudo era eu pela minha mãe e minha mãe por mim”

Mesmo com a falta de conforto até hoje, a jornalista e estudante Marise Catharine de Souza Oliveira encontra forças na memória da mãe para seguir a vida e viver o processo de luto.

Mônica Isabel de Souza Oliveira faleceu em abril do ano passado, aos 55 anos. Ela era diretora de uma escola em São Paulo (SP) e não deixou de trabalhar ao longo da pandemia. Mesmo com as aulas acontecendo remotamente, pelo cargo que ocupava, precisou continuar presencialmente. 

Em março do ano passado, instituições de ensino da cidade começaram a abrir as portas para grupos limitados de estudantes. Nesse período, Marise e a mãe foram infectadas.

Relembre: Famílias criam movimento para pressionar Doria contra aulas presenciais na pandemia

“Nós sempre estávamos juntas, eu só tinha a minha mãe. Minha vida sempre foi eu e minha mãe para tudo. Sou umbandista, me apeguei muito à minha religião. Eu pedi muita força para conseguir passar por aquele momento”, conta.

Com o diagnóstico em mãos, as duas resolveram se isolar em casas separadas. Marise lembra que a mãe disse que o período de separação seriam os piores dias da vida dela. “Eu mal imaginava que seria o começo dos piores dias da minha vida”, relata a filha emocionada.

Mônica piorou e teve que ser internada. Dias depois e sem notícias pelo celular, a família descobriu que ela estava na UTI. “Foi a última vez que eu vi a minha mãe bem. Depois, ela recebeu a visita da secretária dela e pediu para ela cuidar de mim, porque não ia aguentar. No dia seguinte, minha mãe já estava intubada”.

O impacto de se ver sozinha de um dia para o outro ainda não foi amenizado. Marise encontra resistência na memória. Quer dar o nome de Mônica a uma praça no bairro paulistano da Penha, onde a família morava, e dar continuidade ao legado dela na educação

"Minha mãe não está aqui em vida. Mas ela está olhando por mim de outra forma. Isso me motivava e me motiva até hoje para continuar. Se não fosse a força que ela me passa, eu não sei se estaria aqui para contar essa história”.

Mônica faleceu em 7 de abril. No dia 12 seguinte, ela estaria apta a receber a primeira dose da vacina contra o coronavírus. Marise responsabiliza o governo pelo acesso demorado ao imunizante.

“Eu digo que não é só o estado nação representado pelo Bolsonaro, Paulo Guedes e os ministros da saúde que passaram aí que são os culpados. Também tem a responsabilização do João Dória (então governador de São Paulo pelo PSDB). Ele podia ter começado a vacinação antes na saúde, na segurança pública e na educação, setores que continuaram trabalhando sem parar. O estado de São Paulo também é responsável”, afirma.

“Estamos pecando em deixar que essa história seja enterrada”

A psicóloga Tâmara do Amaral Neves*, de 29 anos, nasceu em São Paulo, mas passou toda a pandemia em Manaus, onde vive. Na capital do Amazonas, ela observou as consequências do descaso do poder público e da falta de medidas de proteção para a população.

No meio de 2020, o avô do marido de Tâmara foi vítima da doença, e diversas pessoas da família foram infectadas. “Nós tivemos todo o atravessamento da pandemia em Manaus. Uma situação grave em que eu sinto que as pessoas foram expostas quase que para testar a imunidade coletiva. Muita gente contraiu a doença e lá foi devastador”, lamenta.

Ela relata que, em alguns momentos, chegou a ver carros funerários passarem na rua com sirenes ligadas, uma das únicas formas de homenagem a mortos que não puderam ser velados.

Por conta desse cenário, a quarentena de Tâmara foi rígida. Por dois anos, ela viu os pais, que continuaram em São Paulo, em apenas duas ocasiões, uma delas na Páscoa de 2021. 

No mesmo período, o pai da psicóloga decidiu voltar ao  trabalho de feirante. Com um ano de quarentena, as economias não foram mais suficientes para manter a família. Os dois chegaram a receber o Auxílio Emergencial, que também não deu conta das despesas.

Enquanto Tâmara visitava os pais, os três foram infectados e tiveram que ser internados. A mãe, Mariana do Amaral*, teve um quadro grave da doença e precisou ser intubada. No 14º dia de internação, um dia depois do próprio aniversário de 57 anos, ela faleceu.

“Minha mãe contraiu covid apenas 21 dias antes de poder ser vacinada. Se um e-mail tivesse sido respondido antes, ela teria sido vacinada e teria muito mais chances de estar aqui comigo hoje do que de não estar”.

Descaso e incompetência: Sete vezes em que Bolsonaro e seus aliados contribuíram para a falta de vacinas

Tâmara ainda estava hospitalizada quando a mãe morreu, e teve alta um dia depois. A partir de então, a vida da família mudou radicalmente. “Eu sou filha única, sou casada, meu marido trabalha em Manaus e, portanto, eu moro lá. Meu pai ficou sozinho para trabalhar e ele tem muita dificuldade com a vida que ficou para ele".

Um ano após a morte da mãe, Tâmara e o pai ainda lidam com exames e procedimentos para investigar o impacto que a infecção causou nos dois. “Meus pais gastaram boa parte da economia de uma vida inteira para se manter em casa. Aquilo que era para segurança da velhice deles, foi gasto para ficar em casa. Meu pai tomou coragem de trabalhar porque tinha gasto todas as economias. Não tinha mais condição de ficar em casa e topou encarar”, relata.

A psicóloga coloca o colapso sanitário na conta do poder público, “não houve uma gestão inteligente. O que teve foi dizer para a população que ia ter imunidade coletiva e era para estar na rua para todo mundo pegar mesmo. Que era só uma gripezinha”.

Negacionismo: Na TV, Bolsonaro faz pouco caso do coronavírus e pede volta à normalidade

Hoje, a percepção de Tâmara é de que o Brasil nem mesmo sabe quantas mortes a covid-19 realmente causou, e vai ter que conviver com os erros cometidos ao longo da pandemia. Ela percebe um movimento coletivo que evita falar sobre o que aconteceu.

“É fundamental que a gente retome a memória dessas perdas, dessas pessoas individualmente e desse momento coletivo, político e social. Era para termos monumentos com os nomes das pessoas que perdemos, era para termos memoriais. Era para ter um museu sobre isso”, sugere.

A psicóloga percebe na pandemia a repetição de massacres não nomeados, que se repetem na história brasileira. “A gente se adapta. Meu pai se adaptou, aprendeu a fazer um monte de coisas, cresceu em muitas direções e está se fazendo uma pessoa melhor a cada dia. Mas sinto que temos muito trabalho pela frente, para nós, na nossa vida e para toda a sociedade”.

A luta pela reparação

Em abril deste ano, a Avico pediu ingresso na Ação Civil Pública em que o Ministério Público Federal responsabiliza a União pela má gestão ao longo da pandemia. Entre as requisições no processo está o pagamento de indenização aos familiares das vítimas e às vítimas sobreviventes da chamada “covid longa”.

Memória: Dia Nacional de Homenagem às Vítimas da Covid tem mobilizações em diversas cidades

A associação também ajuizou uma queixa-crime contra o presidente Jair Bolsonaro, com base no que classifica "inércia formal e material" do Procurador-Geral da República, Augusto Aras. Em junho do ano passado, a Avico protocolou uma outra representação criminal que nunca foi respondida por Aras.

“Não iremos fazer de conta que as mortes pela covid-19 foram um acaso. Quando na verdade, sabemos que houve uma desvalorização intencional dessas vidas. E usaremos todas as medidas cabíveis para responsabilizar o Estado brasileiro e Jair Bolsonaro pelas mortes da pandemia de covid-19”, enfatiza a presidenta da Associação, Paola Falceta.

*Nomes fictícios para preservar a identidade da entrevistada

Edição: Felipe Mendes