Rio de Janeiro

CULTURA

Em Niterói (RJ), Casa da Utopia inaugura nova sede com evento cultural

Espaço é o ponto de encontro dos movimentos populares do município e promove atividades em prol da igualdade social

Brasil de Fato | Niterói (RJ) |
Reinauguração da Casa da Utopia ocorre nesta quinta-feira (5) às 17h - Foto: divulgação

Dois anos após a inauguração, a Casa da Utopia ganha novo endereço e amplia as atividades sociais e culturais no município de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro. O local, que é ponto de encontro dos movimentos populares da cidade, lança a nova sede nesta quinta-feira (5).

De acordo com a vereadora Verônica Lima (PT), responsável pela iniciativa da Casa da Utopia, a ideia do espaço surgiu “a partir da necessidade de promoção da comunicação democrática e da organização coletiva dos movimentos populares que atuam em Niterói”. 

Desde 2019, o local oferece atividades culturais, palestras, cursos e oficinas para a população. O objetivo da Casa da Utopia é promover ações de transformação e igualdade social. De acordo com a organização do espaço, a nova etapa do projeto pretende agregar mais movimentos populares comprometidos com a formulação, mobilização e socialização de lutas sociais.

Leia mais: Festival da Utopia acontece até domingo (24) com atividades online

A inauguração da nova sede contará com a presença personalidades públicas como a deputada federal Benedita da Silva (PT); os vereadores da cidade do Rio de Janeiro, Reimont (PT) e Lindbergh Farias (PT); o educador e conselheiro tutelar de Jacarepaguá, Jota Marques e a vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) Julia Aguiar.

A atração musical estará com o grupo Moça Prosa, que surgiu nas rodas de samba na Pedra do Sal, no Rio de Janeiro, e homenageia as mulheres compositoras, musicistas e cantoras do samba, como Dona Ivone Lara, Clara Nunes, Clementina de Jesus e Jovelina Pérola Negra. 

O evento tem entrada gratuita e acontece a partir das 17h desta quinta-feira (5) na nova sede da Casa da Utopia localizada na rua Alexandre Moura, 61, no bairro de São Domingos.

Edição: Jaqueline Deister