Rio de Janeiro

AGENDA CULTURAL

Shows, cursos e mostras de cinema entram em cartaz nas unidades do Biblioteca Parque do Rio

Unidades do centro, Manguinhos e Rocinha tem programação até dezembro como parte do projeto Parque de Ideias

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Unidade no centro do Rio retomou as atividades em 2019 após dois anos fechada para o público - Biblioteca Parque/Divulgação

A partir deste mês até dezembro, o projeto Parque de Ideias, idealizado pelo diretor Marcio Debellian, oferece atividades culturais e educativas nas unidades da Biblioteca Parque do centro do Rio de Janeiro, em Manguinhos e na Rocinha. A programação é gratuita e inclui shows, cursos, oficinas criativas e mostras de cinema em parceria com o Festival do Rio.

Leia mais: 

A primeira atração acontece na próxima terça-feira (10) na unidade do centro com o espetáculo “Abjeto – Sujeito: Clarice Lispector por Denise Stoklos”, pela primeira vez em cartaz no Rio. Já a aula inaugural será com o professor Luiz Antônio Simas, além de leituras com a atriz Elisa Lucinda e rodas de samba com Mosquito.

Entre os shows já confirmados, Zélia Duncan, Mart'nália, Rico Dalasam e Jéssica Ellen. E ainda uma oficina com o artista plástico da Rocinha Maxwell Alexandre, que tem seu trabalho reconhecido internacionalmente.

A ideia para o projeto Parque de Ideias surgiu há três anos quando Debellian se deparou com a Biblioteca Parque, localizada na Av. Presidente Vargas, de portas fechadas para o público. A retomada gradual do espaço administrado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio (Sececrj) veio apenas em 2019. 


Marcio Debellian foi curador de exposições em homenagem a Beth Carvalho, Marina Lima, Elizeth Cardos e Martinho da Vila / Divulgação

O projeto tem a curadoria e produção de Debellian, curadoria pedagógica do doutor em literatura Júlio Cesar Valladão Diniz, produção e curadoria em Manguinhos de Diana Anastácia e produção e curadoria na Rocinha de Osvaldo Lopes.

Até dezembro, as unidades da Biblioteca Parque serão palco de shows, palestras, oficinas literárias, aulas de desenho, dança, quadrinhos e formação para técnicos de som. Além disso, o projeto vai oferecer cursos gratuitos a partir de um convênio com a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) e de empreendedorismo para jovens com o Instituto BAT Brasil.

Edição: Clívia Mesquita