Rio Grande do Sul

EMPODERAMENTO

Themis e Fenatrad promovem diálogo internacional no Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica

Debate virtual com a subsecretária da Mulher e da Equidade de Gênero do Chile aconte nesta quarta (27) às 17h

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Diálogo falará sobre a importância da participação das trabalhadoras domésticas em espaços de poder e decisão, trabalho doméstico e democracia - Yasuyoshi Chiba/AFP

No Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica, celebrado nesta quarta-feira (27), a Themis e a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) promovem um diálogo virtual com a subsecretária da Mulher e da Equidade de Gênero do Chile, Luz Vidal Huirequeo. O evento ocorrerá às 17h, pela plataforma Zoom, com tradução simultânea. A participação é gratuita mediante inscrição pelo link bit.ly/luzvidal.

O reconhecimento do valor do trabalho doméstico e de cuidados é uma das principais pautas de Luz Vidal como subsecretária do Ministério da Mulher e da Equidade de Gênero. Ex-trabalhadora doméstica e representante sindical da categoria, Luz esteve entre os destaques nas nomeações do presidente Gabriel Boric, cuja formação dos ministérios foi marcada pela diversidade e pela maioria de mulheres. Mais do que um reconhecimento pessoal, o protagonismo de Luz na esfera política chilena é uma inspiração para as lideranças da categoria em outros países da região.

No diálogo proposto pela Themis e pela Fenatrad, Luz falará sobre a importância da participação das trabalhadoras domésticas em espaços de poder e decisão, trabalho doméstico e democracia.


Evento será gratuito, pela plataforma Zoom, com tradução simultânea / Divulgação

A Themis e a Fenatrad têm atuado em conjunto pela valorização profissional das trabalhadoras domésticas, uma das categorias profissionais mais atingidas pelo desemprego durante a crise de covid-19 no Brasil. Entre as ações estão o curso de formação Domésticas com Direitos, com o objetivo de capacitar faxineiras, cozinheiras, diaristas e cuidadoras, além da campanha Essenciais São Nossos Direitos, que promoveu um amplo diálogo nacional sobre as condições da categoria. 


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira