Rio de Janeiro

PRODUÇÃO DE SABERES

Projeto da UFRJ, Universidade da Cidadania promove trocas entre academia e movimentos populares

Para o professor de história Paulo Fontes, a iniciativa é um importante instrumento de luta contra a desigualdade

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Projeto organiza atividades formativas de extensão e pesquisa, como cursos e aulas públicas - Acervo da Universidade da Cidadania da UFRJ

A Universidade da Cidadania (UC) é um órgão suplementar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que surgiu com o objetivo de ultrapassar os muros da universidade pública e possibilitar o diálogo entre o mundo universitário e os movimentos populares.

Para isso, o projeto organiza atividades formativas de extensão e pesquisa, como cursos e aulas públicas, sempre com dois professores, um do meio universitário e um integrante de movimento social.

O atual diretor da UC, o professor de História Paulo Fontes, explica em entrevista ao programa Central do Brasil, uma parceria do Brasil de Fato com a rede TVT, que a Universidade da Cidadania é um importante instrumento na luta contra a desigualdade no país.

“Quando a gente tem presença maior de trabalhadores e trabalhadoras, de negros e negras, de mulheres, de setores periféricos dentro da Universidade, isso causa mudança, ao meu ver para melhor. Isso tem provocado mudanças institucionais e mudanças políticas e eu acho que a Universidade da Cidadania é fruto deste processo”, afirma o professor.

A ex-aluna Simone Lopes, do curso "Teorias e práticas para enfrentamento às violações dos direitos humanos", oferecido pela UC, é integrante do grupo Eco, organização que atua no morro Santa Marta, no Rio de Janeiro, desde 1976. Ela conta que, com as aulas, pode identificar muitas violências que aconteciam na comunidade e acabavam sendo naturalizadas. Para ela, este trabalho de inclusão é essencial.

"É um ganho, tanto para os moradores quanto para as relações. Por que tem que se distanciar? A Universidade é uma coisa fora das favelas? Não. A gente pode fazer essa aproximação", afirma.

Um dos frutos da Universidade da Cidadania é o podcast “Rádio Cidadania” que traz entrevistas com lideranças de movimentos sociais. O professor Itamar Silva é integrante do Movimento de Favelas, membro da equipe da UC e explica que o podcast é a prova do resultado positivo desta interação.

"Fundamental essa iniciativa da Universidade da Cidadania em buscar efetivamente essa conexão da produção de um saber a partir dos territórios, a partir dos movimentos sociais, a partir dos ativistas e ter esse diálogo direto com a própria universidade”, finaliza Itamar.

Este ano, a Universidade da Cidadania além de promover cursos, vai também lançar um e-book gratuito com o compilado de entrevistas feitas no podcast "Rádio Cidadania”.

Edição: Mariana Pitasse