Rio de Janeiro

clássico carioca

No Rio, torcedoras do Flamengo e do Vasco contam sobre a vivência das mulheres nos estádios

Papo na laje desta quinta (7) foi gravado no Mirante da Colina, ponto turístico com vista para o estádio São Januário

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Kim Glimberg e Nathália Martins são amigas e dividem a paixão de acompanhar o futebol carioca - Stefano Figalo/Papo na Laje

No meio do campo ou vibrando na arquibancada, lugar de mulher também é no futebol. O programa Papo na Laje desta quinta-feira (7) foi até o Mirante da Colina, ponto turístico dos vascaínos na zona Norte do Rio de Janeiro pela visão privilegiada do estádio São Januário. No episódio, a apresentadora Dani Câmara conversa com duas torcedoras de carteirinha do Flamengo e do Vasco.

Leia mais: "Ser tratado diferente pelo tom da sua cor choca", dizem imigrantes africanos ao Papo na Laje

As cariocas Nathália Martins e Kim Glimberg falam sobre a paixão pelos times, a história dos clubes, a vivência das mulheres nos estádios e a importância de torcidas organizadas femininas. Para driblar o machismo na arquibancada, elas contam que procuram outras mulheres que frequentam os jogos, mas também não deixam de ir sozinhas.

"A gente acaba se juntando naturalmente. É um meio que prevalece os homens, então quando você vê uma menina sozinha já chega junto, puxa um assunto. Tenho várias amigas de bancada que levo pra vida fora de campo, mas que o Vasco uniu. E outras que vamos agregando durante os jogos e vai levando pra vida. Sou muito grata a isso”, disse a empreendedora Nathália, que se mudou para a comunidade Barreira do Vasco para ficar perto da sede do clube. 

Já Kim Glimberg relata que prefere ignorar as piadas machistas e não deixa que essas situações abalem a relação com o futebol. A jovem flamenguista contou que a paixão pelo time veio da família, e que ela mesma incentiva nos filhos. 

"Nem sei explicar a emoção. Teve um dia que chorei igual criança, quando levei meu filho a primeira vez no estádio pra assistir Flamengo e ainda grávida da minha filha. Foi muito significativo porque sou mulher, mãe solteira, peguei minhas crianças e fui para o estádio”, relembrou.

Sobre a clássica disputa entre os times cariocas, as duas amigas contam admiram a história do clube rival e concordam que os jogos entre Flamengo e Vasco são os mais divertidos de acompanhar.

Papo na Laje é um programa sobre experiências de protagonismo da juventude das favelas e periferias do Rio de Janeiro. Toda quinta-feira um episódio inédito vai ao ar, às 18h, no YouTube e na TV Comunitária do Rio de Janeiro, com transmissão no canal 6 da NET.

Assista no YouTube, às 18h:

 

Edição: Mariana Pitasse