Rio de Janeiro

ELEIÇÕES 2022

Marcelo Freixo aparece em vantagem na pesquisa do Datafolha para o governo do RJ

O governador Cláudio Castro tem desempenho menos favorável quando a simulação inclui Anthony Garotinho

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Na pesquisa espontânea, quando candidatos não são apresentados ao eleitor, Freixo tem 5% contra 4% de Castro - Carlos Magno/Governo do Rio de Janeiro | Agência Câmara

Pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro, o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) aparece ligeiramente à frente do governador Cláudio Castro (PL) na pesquisa de intenção de voto publicada nesta quinta-feira (7) pelo instituto Datafolha. Freixo tem 22% e Castro tem 18%, os pré-candidatos estão em empate técnico já que a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Leia mais: Freixo aciona MPF para apurar uso de helicóptero do Estado para viagens privadas de Castro

Na sequência do primeiro cenário simulado pelo Datafolha para as eleições de outubro, vêm o ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT), com 7%; Eduardo Serra (PCB), com 5%; Cyro Garcia (PSTU), com 4%; o ex-presidente da OAB Felipe Santa Cruz (PSD), 3% e o deputado federal Paulo Ganime (Novo), com 2%.

No levantamento, realizado entre terça-feira (5) e hoje, 33% dos 1.218 eleitores entrevistados no estado do Rio afirmaram que pretendem anular o voto em outubro. Outros 7% disseram que ainda não sabem em quem votar.

Cenário 2

Na pesquisa espontânea, quando candidatos não são apresentados ao eleitor, Freixo tem 5% contra 4% de Castro. Segundo o Datafolha, Freixo tem melhor desempenho entre os eleitores com ensino superior completo (36%) e renda familiar acima de 10 salários-mínimos (39%). 

Já o governador do Rio tem melhores resultados entre eleitores com renda familiar entre dois e cinco salários (22%) e nos que ganham entre cinco e dez salários (20%).

O Datafolha também testou o desempenho de Freixo e Castro quando outros candidatos, como Garotinho (do União Brasil, fusão dos partidos Dem e PSL), o presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), e o ex-ministro Santos Cruz (Podemos) entram na disputa. Os desempenhos ficam assim: Freixo (18%), Castro (14%), Garotinho (7%), Neves (5%), Serra e Santos Cruz (4%), Cyro Garcia (3%), Ceciliano e Santa Cruz (2%) e Ganime (1%).

Com os candidatos acima apresentados aos eleitores, 30% afirmam que anulariam e 9% disseram não saber em quem votar.

A pesquisa do Datafolha está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 05998/2022.

Edição: Eduardo Miranda