Pernambuco

solidariedade

Projeto social precisa de ajuda para levar jovens a campeonato de taekwondo no Recife

Participar do campeonato vai ajudar os jovens a cultivar objetivos de vida, diz professor responsável pela iniciativa

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Os alunos estão ansiosos para participar, mas não têm o dinheiro para pagar as inscrições, que custam R$ 60 cada - Acervo pessoal

O pernambucano Rafael Ramos Pereira tinha seus 20 anos quando começou a aprender taekwondo em um projeto social no Recife. Hoje, aos 35, faixa preta e graduado na arte marcial, ele retribui à comunidade e dá aulas gratuitas do esporte a cerca de 20 jovens de baixa renda por meio da iniciativa que fundou, a Gold Lion Team, no bairro de Torrões, na Zona Oeste da capital. Agora, os alunos querem competir na Copa Ipiranga, que acontecerá no próximo domingo (10), no Sport Club do Recife, mas precisam de ajuda da sociedade para custear as inscrições. 

“O campeonato é um incentivo para eles cada vez mais gostarem do esporte, com medalhas, premiações. Vai ajudar eles a criar objetivo na vida. É muito importante por isso”, comenta Rafael. Os rapazes estão ansiosos para participar, mas não conseguiram pagar todos os ingressos, que custam R$ 60 cada. “Eles não têm condições de conseguir esse dinheiro. Já tentei fazer uma rifa para eles venderem, mas eles não conseguem pela situação que é tão ruim”, diz.

Leia também: Ações de arte e cultura transformam realidade de crianças e adolescentes da periferia do Recife

Para além da copa, o grupo está sempre precisando de doações para garantir os equipamentos, como os doboks (a roupa usada pelos atletas). Rafael também planeja que os alunos realizem o exame de faixa, o que também demanda recursos. 

“Também estou vendo de focar em alguns que precisam mais de ajuda, como de cesta básica. Tem meninos que chegam lá e até passam mal treinando porque dizem que não comeram ou não estão se alimentando direito. A maioria sofre com a família, com os pais presos, separados. Cada um vem com seu problema”, relata. 

Leia também: Artigo | Futebol como ferramenta de inclusão social

É assim, com a solidariedade, que a iniciativa sem fins lucrativos tem se mantido desde que foi criada em 2021. As aulas são ministradas por Rafael, no espaço cedido pelo amigo proprietário da academia, e todo o material também foi doado por colegas do meio. “Eu não recebo nada, é só de bom coração, e amo fazer isso só por ver a felicidade deles e ver que eles estão empenhados em fazer algo interessante. A minha ideia é retirar essas crianças e adolescentes das ruas, plantar uma coisa boa na cabeça deles”, conta o professor.

Rafael, que foi beneficiado por um projeto semelhante na juventude, entende bem o poder que o esporte pode ter na vida do indivíduo. “O taekwondo oferece muitas portas para a pessoa mudar de vida. Como é um esporte olímpico, ele oferece muitas coisas boas: tem alunos que recebem bolsa atleta, bolsa de estudos”, fala. 

É isso que o professor tenta levar para os garotos: assim como transformou sua vida, pode transformar a deles também. “Eu estou lutando para conseguir uma vida melhor para esses meninos carentes, que precisam de muita ajuda, como um dia precisei e teve gente que me ajudou através do taekwondo. Também já vivi pelo meio da rua e esse esporte transformou minha vida”, afirma.

Interessados em ajudar podem contribuir por meio do PIX (81) 9.8317.0529, ou pessoalmente, no endereço da academia Gold Lion, na Rua Zumbi dos Palmares, 725. É possível fazer doações avulsas ou apadrinhar atletas. 

 

Edição: Vanessa Gonzaga