REGISTRO GERAL

A carteira de identidade vai mudar

No novo documento, o número de referência para o registro será apenas o CPF

Ouça o áudio:

A nova versão unifica o registro, conta com versão impressa e digital, que poderá ser validada por meio de QR Code - Foto: Imagem de Divulgação/TSE
A emissão do novo RG iniciará em março de 2023

Foi anunciada pelo governo federal a criação de uma nova carteira nacional de identidade unificada, que irá substituir o atual RG. No novo documento, o número de referência para o registro será apenas o CPF, a partir de um sistema de numeração única. 

Sendo assim, não teremos mais um número de RG e outro de CPF. Até o momento, quem tira um novo RG em outro estado recebe uma nova numeração e fica com dois números de RG. A nova versão unifica o registro, conta com versão impressa e digital, que poderá ser validada por meio de QR Code.

:: Conheça o podcast “Nossos Direitos” no Spotify, clique aqui! ::

A emissão do novo RG iniciará em março de 2023. Até lá, o atual será utilizado. Ainda não há informações sobre como se dará a substituição para o novo modelo. A princípio, o atual RG terá validade de dez anos para quem tem até 60 anos de idade. Outra questão sobre o novo RG é que ele contará com prazos de validade dependendo da faixa etária.

Jonathan Hassen é advogado popular.

 

 

 

Edição: Larissa Costa