Rio de Janeiro

DIVERSÃO

Movimento de arte popular liderado por Ariano Suassuna chega ao CCBB-RJ em exposição gratuita

Proposta que completou 50 anos é criar arte erudita a partir de manifestações artístico-culturais populares do Brasil

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
movimento armorial
"Figura com três animais", de Fernando Lopes da Paz, é uma das obras que integram o movimento, que completou 50 anos - Divulgação/CCBB-RJ

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-RJ), no centro do Rio, inaugurou na última quarta-feira (30) a exposição sobre a Arte Armorial, movimento criado e liderado pelo dramaturgo, professor, pintor, músico e consagrado escritor paraibano de nascimento e pernambucano por adoção, Ariano Suassuna (1927-2014).

Leia mais: Ariano Suassuna, um defensor da cultura do nordeste brasileiro

A "Mostra Movimento Armorial 50 anos" apresenta cerca de 140 obras em diversos formatos de Ariano Suassuna, Francisco Brennand, Antônio Carlos Nóbrega, Gilvan Samico, Aluísio Braga, entre muitos outros importantes artistas que fizeram parte deste importante movimento artístico lançado no Recife, em 18 de outubro de 1970.

A exposição tem o objetivo de reapresentar ao público, sobretudo às novas gerações, a proposta singular e desafiadora de Suassuna de criar, há pouco mais de cinco décadas, uma arte erudita a partir das mais autênticas e tradicionais manifestações artístico-culturais populares do Nordeste e de outras regiões do país.


Obras da mostra, que reúne diversos nomes da cultura popular, remetem ao universo literário de Suassuna / Divulgação/CCBB-RJ

Concebida para marcar o cinquentenário do Movimento Armorial, comemorado em outubro de 2020, o projeto teve seu lançamento adiado devido à pandemia da covid-19, e chega ao Rio de Janeiro em março após ter passado pelo CCBB Belo Horizonte. A mostra fica no CCBB do Rio até 27 de junho, mês em que Ariano Suassuna completaria 95 anos.

Núcleos

A exposição está organizada em quatro núcleos, ambientada nas salas do segundo andar do CCBB Rio de Janeiro. Em cada um deles foi definido um tratamento expográfico exclusivo que traz à tona a diversidade, as tradições e as mais representativas raízes da cultura popular nordestina, tal qual idealizado por Ariano Suassuna.

O primeiro núcleo, intitulado Ariano Suassuna, Vida e Obra, traz cronologia, livros, manuscritos e vídeos de suas famosas aulas-espetáculos e faz um mergulho cultural no amplo imaginário criativo do mestre. No próximo núcleo, denominado Armorial Fase Experimental, o visitante entrará em mais um ambiente repleto de cultura e tradições. Agora navegando pela música, dança e artes plásticas.

No terceiro núcleo, a exposição apresenta a Segunda Fase do Movimento Armorial trazendo à cena as iluminogravuras de Ariano Suassuna, nas quais o escritor interage com o artista plástico. No quarto módulo da mostra: Armorial - Referências, o visitante poderá contemplar a beleza das xilogravuras. É o espaço instagramável que vai permitir uma lúdica viagem pela cultura popular, com seus causos e singularidades.

Serviço: A exposição tem entrada franca, com ingressos retirados diretamente na bilheteria do CCBB ou pelo site/app Eventim. O CCBB-RJ fica na Rua Primeiro de Março, 66, no Centro do Rio, próximo à Igreja da Candelária. Dias e horários: Segundas de 09h às 21h; terças fechado; de quarta a sábado de 09h às 21h e domingo de 09h às 20h.

Edição: Eduardo Miranda