Paraná

Teatro

Espetáculo trata da história de herói negro João Cândido Felisberto

O texto faz também paralelo com a vida do ator e diretor curitibano Isidoro Diniz

Paraná |
A apresentação integra a Mostra de Conteúdos Digitais Pandêmicos do Festival de Teatro de Curitiba e será exibida no Cine Passeio, na Sala Valêncio Xavier, nos dias 2/4 e 8/4, às 18:30 - Kraw Penas

A partir da narrativa sobre a história de vida e luta de João Cândido Felisberto, o herói injustiçado do Brasil, durante a Revolta da Chibata, a Cia. Nossa Senhora do Teatro Contemporâneo apresenta o espetáculo “Solo dos Mares e a Revolta dos Meninos Homens de uma Nação Suspensa”. 

A apresentação integra a Mostra de Conteúdos Digitais Pandêmicos do Festival de Teatro de Curitiba e será exibida no Cine Passeio, na Sala Valêncio Xavier, nos dias 2/4 e 8/4, às 18:30. As sessões contarão com intérprete de Libras. 

Através de um “solo manifesto” tendo como tema central a vida de João Cândido,  serão narradas situações cotidianas apresentando o racismo estrutural que persiste até os dias atuais com tantos outros líderes nacionais, apontando também outras personalidades que não foram reverenciadas, como: Machado de Assis, Clóvis Moura, Carolina de Jesus, Grande Otelo, Clementina de Jesus, Abdias Nascimento, Irmãos Rebouças, entre tantos outros. 

Ao mesmo tempo, o espetáculo traça um paralelo com a história do Benedito Izidoro Diniz, diretor e pesquisador da peça, que comemora 40 anos de carreira no Paraná. O texto cria um elo entre o João, que se tornou marinheiro e nasceu em 1880, em uma fazenda no interior do Rio Grande do Sul e o Benedito, que se tornou artista e nasceu em 1958, também em uma fazenda, só que no interior do Paraná. Ambos homens de luta e resistência para superar todas as adversidades que a condição de pretos impõe. 

Edição: Ana Carolina Caldas