Rio de Janeiro

ELEIÇÕES 2022

No RJ, Bolsonaro tem melhor desempenho que nos demais estados da região sudeste

Desvantagem de presidente em relação a Lula nas intenções de voto é menor que em São Paulo e Minas Gerais

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Tradicionais rivais, Lula (PT) e Bolsonaro (PL) tendem a concentrar maiores parcelas do eleitorado - Ricardo Stuckert - Clauber Cleber Caetano/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece em situação de maior vantagem no Rio de Janeiro quando seu desempenho na pesquisa Quaest/Genial, divulgada na última terça-feira (22), é comparado aos demais estados da região Sudeste. No Rio, em São Paulo, em Minas Gerais e no Espírito Santo, porém, Bolsonaro é derrotado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Leia mais: Nova pesquisa mostra empate técnico entre Castro e Freixo para governo do RJ

Em entrevista à "CNN Brasil", o presidente da Quaest, Felipe Nunes, explicou que Bolsonaro pontua melhor no estado fluminense que em São Paulo e Minas. Na pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes dos candidatos, Lula tem 39% das intenções de voto e Bolsonaro tem 31%. Em São Paulo, o atual presidente tem 25% na última pesquisa e 21% em Minas.

O representante do instituto de pesquisa afirmou que o crescimento do governador Cláudio Castro (PL) nas últimas sondagens como representante da direita e a associação dele ao governo federal consolida a figura de Bolsonaro no estado. Nas intenções de voto para o Rio de Janeiro, Castro e o deputado Marcelo Freixo (PSB) aparecem tecnicamente empatados.

"Lula está pontuando um pouco abaixo no Rio no comparativo com outros estados e Bolsonaro vai bem mais consistente. Castro está consolidado como nome da direita e Freixo aparenta estar muito dependente do Lula", comentou Nunes, da Quaest.

Leia também: Baixada Fluminense tem os piores índices de saneamento dos 100 maiores municípios do Brasil

Ainda segundo Nunes, o peso do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), para alavancar o nome de seu pré-candidato Felipe Santa Cruz (PSD) nas pesquisas ainda não é reduzido. O apoio de Paes influencia menos que Lula e Bolsonaro para os eleitores decidirem sobre o futuro governador do Rio de Janeiro.

Dados das eleições de 2020 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que São Paulo tem 22,69% dos eleitores brasileiros aptos a votar, seguido por Minas Gerais, com 10,74%, e Rio de Janeiro com 8,42% do eleitorado nacional. Os três estados são os maiores colégios eleitorais do Brasil. Espírito Santo tem 1,90%.

Edição: Eduardo Miranda