Rio de Janeiro

Intenções de voto

Eleições 2022: nova pesquisa mostra empate técnico entre Castro e Freixo para governo do RJ

Os dois pré-candidatos empatam tecnicamente nos dois turnos segundo levantamento da Genial/Quaest

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
No primeiro cenário, com mais candidatos, ao todo seis nomes na disputa, Castro tem 21% dos votos enquanto Freixo fica com 17% - Carlos Magno/Governo do Rio de Janeiro | Agência Câmara

Uma pesquisa da Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira (22) indica empate técnico na disputa pelo governo do Rio de Janeiro entre o atual governador Cláudio Castro (PL) e o deputado federal Marcelo Freixo (PSB). A margem de erro do levantamento é de 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos. 

Os dois pré-candidatos também empatam no cenário desenhado como um eventual segundo turno. No primeiro cenário, com mais candidatos, ao todo seis nomes na disputa, Castro tem 21% dos votos enquanto Freixo fica com 17%. 

Na última semana, outra pesquisa divulgada pelo instituo Big Data também apontou empate técnico entre os dois pré-candidatos. No entanto, com Freixo liderando a corrida eleitoral, com 24% da preferência dos eleitores, e o atual governador, Cláudio Castro, com 23%.

O ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT) aparece com 9% e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), André Ceciliano (PT), com 4%, portanto, também tecnicamente empatados. 

Leia também: Eleições do RJ estarão sob influência de Lula e Bolsonaro, aponta cientista político

O ex-presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Felipe Santa Cruz (PSD) figura com 3%; e o líder da bancada do Novo na Câmara dos Deputados, Paulo Ganime, com 1%, empatam tecnicamente com Ceciliano, mas não alcançam Neves. 

O instituto ouviu 1.200 moradores do Rio de Janeiro, entre os dias 15 a 18 de março, em entrevistas realizadas pessoalmente. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi contratada pelo Banco Genial e registrada na Justiça Eleitoral sob o número RJ-07593/2022.

O Quaest é um instituto de pesquisas com sede em Belo Horizonte, em Minas Gerais. Até 2020, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a empresa realizava pesquisas eleitorais só em Minas Gerais. Hoje, faz levantamentos sobre intenções de voto para presidente. O instituto tem uma parceria com a Genial Investimentos, a qual financia levantamentos sobre a corrida presidencial de 2022.

Confira os cenários de primeiro turno: 

Cenário 1: 

Cláudio Castro (PL): 21%

 Marcelo Freixo (PSB): 17% 

Rodrigo Neves (PDT): 9% 

André Ceciliano (PT): 4% 

Felipe Santa Cruz (PSD): 3% 

Paulo Ganime (Novo): 1% 

Brancos e nulos: 34% Não sabe ou não respondeu: 11% 

Cenário 2: 

Cláudio Castro (PL): 22%;

Marcelo Freixo (PSB): 18%;

Rodrigo Neves (PDT): 10%;

Felipe Santa Cruz (PSD): 3%; 

Paulo Ganime (Novo): 2%;

Brancos e nulos: 35%;

Não sabe ou não respondeu: 11%.

Cenário 3: 

Cláudio Castro (PL): 24%; 

Marcelo Freixo (PSB): 20%; 

Felipe Santa Cruz (PSD): 4%; 

Paulo Ganime (Novo): 4%; 

Brancos e nulos: 37%; 

Não sabe ou não respondeu: 11%. 

Cenário 4: 

Cláudio Castro (PL): 23%; 

Marcelo Freixo (PSB): 18%; 

Rodrigo Neves (PDT): 24%; 

Brancos e nulos: 37%;

Não sabe ou não respondeu: 10%.

Edição: Mariana Pitasse