Rio de Janeiro

RECONHECIMENTO

Carnavalesca e artista plástica Rosa Magalhães recebe da Uerj título de Doutora Honoris Causa

Maior honraria da instituição é concedida a pessoas que contribuem para a cultura, ciência e humanidades

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
riodejaneiro
O reitor da Uerj, Ricardo Lodi, cumprimenta Rosa Magalhães na noite de cerimônia para concessão do título - Divulgação

Em cerimônia na última segunda-feira (21), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) concedeu à carnavalesca, cenógrafa, figurinista, professora e artista plástica Rosa Magalhães o título de Doutora Honoris Causa, honraria mais importante da instituição e dedicada a quem se destaca por seu trabalho e contribuição à cultura, ciência e humanidade.

Leia mais: "A Moça Prosa da Avenida": livro narra trajetória da carnavalesca Rosa Magalhães 

Rosa, que já foi aluna da faculdade de Letras da então Universidade do Estado da Guanabara (UEG), deu aulas na Escola de Belas Artes da UFRJ, ganhou quase dez títulos no Carnaval carioca, muitos à frente da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense e, dentre muitos destaques, comandou a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.

O reitor da Uerj, Ricardo Lodi, lembrou que esse é o primeiro título concedido em sua gestão e afirmou que "ninguém melhor" que a carnavalesca para recebê-lo, dado sua importância como referência da principal manifestação cultural do Rio de Janeiro. Ele afirmou também que Rosa deu sua contribuição acadêmica à cultura ao levar os desfiles de carnaval "a sofisticação e o aprofundamento da história do povo brasileiro".

"Hoje, a Uerj deu mais um passo importante para se abrir à cultura popular, a cultura das classes que sempre foram subordinadas e que se levantam e fazem com que esse país seja rico culturalmente, demonstrando a todas a beleza que é ser brasileiro. Agradeço à Rosa Magalhães por toda sua contribuição para a nossa cultura e para a pesquisa da línguística", disse Lodi.

Leia também: Presidente da Supervia disse que negocia com governo para tarifa do trem não passar de R$ 6

A concessão do título foi aprovada em sessão do Conselho Universitário no dia 7 de maio. A honraria mais importante da instituição foi criada em 1965 e, ao longo dos anos, agraciou 40 personalidades eminentes, nacionais e internacionais. Todas se destacaram por sua contribuição à cultura, à educação ou à humanidade. 

A proposta de homenagem à Rosa foi apresentada em abril de 2018, em um memorial de 42 páginas assinado por Marcelo Gustavo de Campos, diretor do Departamento Cultural (Decult) na época. O processo reúne depoimentos de dois estudiosos da obra da carnavalesca, além de documentos comprobatórios de sua importância na área da cultura nacional e internacional.

Segundo a Uerj, o trabalho de Rosa Magalhães apresenta um perfil multifacetado e eclético. "A qualidade e a pluralidade de suas criações passeiam desde a montagem de espetáculo do cantor lírico José Carreras e show do músico Roger Waters (ex-líder da banda Pink Floyd) até a ópera Carmen. Como artista plástica, participou da 21ª Bienal de São Paulo, em 1991; da quadrienal de Praga, no mesmo ano; da 49ª bienal de Veneza, em 2001, além de três mostras no Museu de Arte do Rio, entre 2016 e 2019".

Edição: Eduardo Miranda