Rio de Janeiro

TEMPO

Petrópolis tem em 2 horas chuva para o mês inteiro; cinco pessoas morreram no domingo

Repórter do Brasil de Fato está no local e mostrou em vídeo área onde havia casa que desapareceu após deslizamento

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
petrópolis chuva
Sem ainda ter se recuperado da tragédia do dia 15 de fevereiro, cidade recebeu no domingo volume de chuva que seria para todo o mês de março - Tânia Rêgo/ABr

A forte chuva que atingiu a cidade de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, no fim da tarde do último domingo (20) deixou cinco mortos e três pessoas estão desaparecidas, segundo o Corpo de Bombeiros, que está atuando na região. Mais de 30 pessoas foram resgatadas com vida.

Leia mais: Tragédia de Petrópolis completa um mês com protestos e homenagens aos 233 mortos

Pouco mais de um mês depois da tragédia ocorrida no dia 15 de fevereiro e que matou 233 pessoas, o município voltou a ter o transbordamento dos rios Quitandinha e Piabanha, ruas alagadas, carros sendo arrastados pelas ruas do centro e deslizamento de terra em algumas encostas.

A quantidade de chuva que caiu na cidade durante duas horas e meia, de 208,2 milímetros, é o que estava sendo esperada para todo o mês de março. Em 24 horas, foram 534,6 milímetros de chuva, segundo a Defesa Civil do município.

A repórter do Brasil de Fato Jaqueline Deister, que está em Petrópolis, gravou um vídeo na rua Washington Luiz, uma das áreas mais afetadas e que fica próxima ao centro da cidade. Em um dos pontos da via é possível ver a encosta onde uma casa foi completada destruída pelo deslizamento de terra.

"Aqui nesta rua onde estamos foram registrados óbitos, muitos comerciantes ainda tentam iniciar o processo de limpeza dos estabelecimentos que foram destruídos. Estamos chegando ao local onde houve um deslizamento muito grande de terra, que arrastou uma casa amarela que deixou de existir, há indicativo de que há vítimas nessa residência", disse Jaqueline.

No trecho final do vídeo abaixo, é possível ver também registros dos danos provocados pelas chuvas que moradores de Petrópolis fizeram no último domingo.

A Defesa Civil Municipal informou que mais de 400 pessoas tiveram que sair de suas casas e se deslocar para pontos de apoio nas localidades de Morin, Quitandinha, Amazonas, Vila Felipe, Sargento Boening, São Sebastião, Dr. Thouzet, Alto da Serra, Floresta, Independências e Siméria.

* Com informações da repórter Jaqueline Deister

Edição: Eduardo Miranda