Rio de Janeiro

TEMPO

RJ se despede do verão com calor recorde; saiba como será o outono, que começa no domingo

Mudança do tempo já acontece no primeiro dia da nova estação, com queda de temperatura e chuvas

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
rio de janeiro outono
Sucessivas entradas de frentes frias vai manter temperatura baixa na cidade, com chuvas ocasionais - Alexandre Macieira | Riotur

O outono começa no domingo (20), às 12h33, com início da diminuição do calor. Mas os últimos dias de verão no Rio de Janeiro têm registrado as temperaturas mais altas para março nos últimos anos. Com os termômetros próximos dos 40ºC nas últimas semanas, a sensação térmica na capital ultrapassou os 47ºC na última quarta (16).

Leia mais: Rio de Janeiro terá mais dias como a capital mais quente do Brasil neste verão

Nesta sexta-feira (18), penúltimo dia da estação, e no sábado (19), o Rio terá suas temperaturas mais altas e sem previsão de chuva. Segundo o Climatempo, as máximas podem chegar a 39ºC, com sensação térmica mais alta que a temperatura registrada nos termômetros. No sábado, porém, há possibilidade pequena de pancadas de chuva no fim do dia.

No domingo, primeira dia da nova estação, a chance de chuva sobe para 90%, segundo o Climatempo, e há possibilidade de ocorrência de temporais a partir do fim da tarde e até a noite. As temperaturas também caem, com mínima de 22ºC e máxima de 32ºC.

Entre segunda-feira (21) e terça-feira (22), as chances de chuva são altas e a tendência de queda de temperatura permanece, com mínimas entre 18ºC e 19ºC e máximas previstas entre 29ºC e 30ºC. A intensidade de vento também aumenta nos primeiros dias de outono, diferentemente do que ocorreu no verão durante o mês de março.

Leia também: Risco iminente: estado do Rio tem aumento de 11% dos casos de dengue em relação a 2021

As temperaturas amenas do outono, com noites mais frias e dias frescos, serão mantidas com a chegada de uma nova frente fria entre os dias 26 e 27 de março. A estação terá influência do fenômeno La Niña, com mais chuvas que o comum para o mês de abril. A preocupação passa a ser com chuvas volumosas no litoral e no Norte e Noroeste fluminenses.

Já no mês de maio, segundo o Climatempo, a passagem de frentes frias pela capital e pelo estado provoca chuvas, mas elas ficam um pouco abaixo dentro do esperado. O frio mais intenso poderá ser sentido a partir da segunda quinzena de maio e ao longo de junho, que terá mar agitado, ventos fortes e chuvas ocasionais, dentro do esperado para a estação, em função das sucessivas frentes frias que entram na capital e no estado.

Edição: Eduardo Miranda