Rio de Janeiro

REDES SOCIAIS

Influenciadores negros de favelas do Rio destacam desigualdade nas redes: "Algoritmo é branco"

Programa Papo na Laje desta quinta (10) conversa com jovens DJ Swag do Complexo e MC Zuleide que tem viralizado na web

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Nas redes sociais, jovens compartilham cotidiano, produções musicais e perrengues com bom humor - Stefano Figalo/Papo na Laje

O programa Papo na Laje desta quinta-feira (10) conversou com dois influenciadores digitais das favelas do Rio de Janeiro que estão fazendo a diferença na internet. MC Zuleide, do Morro do Babilônia, Zona Sul da cidade, e DJ Swag do Complexo, da favela do Alemão, na Zona Norte, acumulam milhares de seguidores nas redes sociais.

Leia mais: “A trança fez parte do processo de me descobrir negra”, diz jovem sobre importância do penteado

Além de compartilhar o cotidiano com bom humor, a internet também é uma ferramenta de trabalho para os jovens. Em 2021, o DJ e produtor Swag viralizou com o remix da música “Por Supuesto” da cantora Marina Sena. Em vídeos de menos de um minuto, ele mostra desde a criação de um beat até o resultado final no estúdio em casa.

“Quero que meu trabalho chegue a mais pessoas, mas a gente sabe que o algoritmo pode atrapalhar. Uma coisa comum nas redes sociais em geral, é que o algoritmo é branco. Pra gente que é produtor, influencer preto, fica muito mais difícil de entregar o conteúdo de fato. Você faz algo foda, vem uma pessoa branca e reproduz, acabou. Por isso que sempre valorizo a rapaziada da minha área”, disse o DJ de funk ao Papo na Laje.

Para a poetisa e MC Zuleide, a exposição nas redes sociais vem junto com a responsabilidade. Ela conta que o público, principalmente as meninas, se identificam com a máxima “o corre é maior que o close”, conteúdo em falta no ambiente digital de ostentação.

“Nas minhas redes tento colocar muita a minha realidade e meu humor para as pessoas verem que o corre é maior que o close. Tenho 23 anos, vejo meninas de 13 mandando mensagem falando que se inspiram em mim porque falo abertamente sobre tudo que eu sou, o que a arte e a minha vida me permitem ser”, afirma a jovem Suellen Beatriz que também é ambulante na praia do Leme.

O episódio que vai ao ar nesta quinta (10) sobre influenciadores de favelas é uma parceria com o Instituto Raízes em Movimento e foi gravado no espaço Teto Verde Favela, no Complexo de Manguinhos, localizado na zona Norte do Rio.

O Papo na Laje é um programa sobre experiências de protagonismo da juventude das favelas e periferias do Rio de Janeiro. Episódios inéditos vão ao ar toda quinta-feira, às 18h, no YouTube e na TV Comunitária do Rio de Janeiro, com transmissão no canal 6 da NET.

Assista:

 

Edição: Mariana Pitasse