Rio de Janeiro

Proteção

Universidades do Rio mantém obrigatoriedade da máscara mesmo após decisão da prefeitura

UFRJ, Uerj e Puc-Rio vão na contramão das orientações municipais e estaduais para preservar a proteção nas unidades

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
A decisão da Uerj vai na contramão das orientações da Secretaria de Saúde do estado - Tânia Rêgo / Agência Brasil

Na última terça-feira (8), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) anunciou a decisão de manter a obrigatoriedade do uso de máscaras nas unidades da instituição, mesmo após a Prefeitura do Rio de Janeiro ter abolido a obrigatoriedade na última segunda-feira (7).

Além da Uerj, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) também divulgou nota técnica mantendo a obrigatoriedade do uso da proteção nas suas dependências. Outra instituição de ensino superior, que é particular, a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) também optou por manter uma recomendação ao uso de máscara no campus, mesmo após o decreto.

Leia também: Reitores nomeados por Bolsonaro pressionam por volta às aulas sem ações de controle da covid-19

A decisão da Uerj vai na contramão das orientações da Secretaria de Saúde do estado. A pasta afirmou que os órgãos estaduais presentes no município do Rio acompanhariam o decreto sobre as máscaras da prefeitura.

A Uerj, no entanto, informou em nota enviada à imprensa que a decisão está respaldada na recomendação da Comissão para Avaliação Planejamento e Implementação das Ações Necessárias ao Retorno Presencial no âmbito da universidade. 

A medida é estendida ao Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAP/Uerj), pois segundo a administração a vacinação no público infantil progride com lentidão em diversos municípios.

Edição: Mariana Pitasse