Rio de Janeiro

TEMPO

Rio de Janeiro terá mais dias como a capital mais quente do Brasil neste verão

A duas semanas do fim do verão, sensação térmica na capital fluminense está acima dos 40ºC

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
praia rio de janeiro
Até o fim de semana, previsão é que máximas oscilem entre 34ºC e 36ºC, ainda sem previsão de chuvas - Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio

O verão termina em menos de duas semanas, no dia 20 de março, mas o Rio de Janeiro continuará registrando altas temperaturas na semana que se inicia nesta segunda-feira (7), de acordo com o Instituto de Meteorologia (Inmet). A tendência é de permanência do calor dos últimos três dias, quando a cidade bateu a marca de capital mais quente do Brasil.

Leia mais: Rio é a capital mais quente pelo terceiro dia consecutivo

As temperaturas máximas estão acima de 35ºC desde o final de fevereiro. Neste período, a temperatura chegou 37,7°C no primeiro dia de março, mas a maior temperatura deste ano e desde o início do verão é de 38,2°C em 18 de janeiro, segundo dados da estação da Vila Militar, na zona oeste do Rio.

Segundo o Inmet, a sensação térmica será de temperaturas em torno dos 40°C na cidade do Rio ao longo desta semana. Ou seja, a sensação será de uma temperatura mais alta do que os termômetros oficiais. Este valor só não deve ficar mais alto por causa da ausência de umidade no ar. O tempo segue firme na maior parte da semana na região.

Leia também: Rio deixa de ter uso obrigatório de máscaras faciais em lugares fechados

A chuva continua restrita ao noroeste do estado, região Centro-Sul Fluminense e Região Serrana. Mesmo assim, é pouca chuva e de forma bem pontual. O litoral do Rio de Janeiro fica sem chuva praticamente em todos os dias da semana. Só há chance de um pouco de chuva na quarta (9) e na sexta-feira (11) na capital.

A temperatura máxima para esta segunda-feira (7), segundo o Climatempo, é de 38ºC, enquanto na terça-feira (8) a previsão é que a temperatura chegue a 35ºC. Até o próximo fim de semana, a máxima nos termômetros oscila entre 34ºC e 36ºC, segundo o Climatempo.

Edição: Eduardo Miranda