direitos humanos

Tô no Mapa: Programa Bem Viver apresenta aplicativo para reconhecer comunidades tradicionais

Aplicativo que permite às comunidades se autorreferenciarem integrará base do Ministério público Federal

Ouça o áudio:

Plataforma foi criada por coalização de organizações do terceiro setor - Divulgação
Até fevereiro de 2021 já são 91 territórios tradicionais cadastrados

A edição de hoje (28) do Programa Bem viver começa falando sobre um aplicativo revolucionário na luta por território no Brasil: o Tô no Mapa, uma iniciativa de diversas organizações não governamentais para ajudar comunidades tradicionais a serem reconhecidas.

Lançado em 2020, o aplicativo tem o objetivo de gerar dados sobre comunidades tradicionais em uma área de pelo menos 32 milhões de hectares de Cerrado, além de fortalecer ações de defesa do território e do meio ambiente, a partir de dados fornecidos pelas próprias comunidades.

O segundo relatório de resultados do projeto, divulgado este ano, já são 91 territórios tradicionais cadastrados. A plataforma agora passará a ser integrada ao banco de dados do Ministério Público Federal.

Desastres ambientais

“Prevenção” é a palavra-chave quando se fala em desastres naturais, como o que ocorreu há poucas semanas em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. Notícias como esta se repetem ano a ano.

Para garantir que o Estado cumpra o papel de proteger a população, no Congresso Nacional analisa diversas propostas para prevenir tragédias. O Brasil de Fato mapeou algumas delas e conversou com parlamentares e especialistas para entender como elas podem virar realidade.

Ainda sobre eventos climáticos extremos, o Bem Viver destaca a situação da Argentina, que há três semanas enfrenta uma onda de incêndios na região do estado de Corrientes. A própria população local está atuando para apoiar as autoridades na tentativa de conter o fogo. Mesmo com esses esforços, pelo menos 10% do estado já foi destruído.

Timbres e temperos

Ainda hoje, as produções culturais que ganham mais destaque no Brasil são as do Sudeste. Quando se fala na região Norte, que se generaliza como “Amazônia”, grupos culturais têm grande dificuldade de conquistar espaço e divulgação.

Para quebrar essa lógica, o Programa Bem Viver apresenta um trabalho criado a partir da união de três artistas do Amapá: a cantora Patrícia Bastos e os compositores Enrico Di Miceli e Joãozinho Jomes, que juntos lançaram o álbum timbres e temperos, uma ode à cultura amapaense.


Confira como ouvir e acompanhar o Programa Bem Viver / Brasil de Fato

Sintonize

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Sarah Fernandes