Rio de Janeiro

TRAGÉDIA

Petrópolis: Segundo dia de buscas tem chuva forte, novos deslizamentos e 111 mortos

Sirenes foram acionadas pela Defesa Civil no bairro 24 de Maio, nesta quinta, após acidente em encostas

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Por conta das chuvas da última terça, 89 áreas foram atingidas, provocando 26 deslizamentos, e município decretou estado de calamidade pública
Por conta das chuvas da última terça, 89 áreas foram atingidas, provocando 26 deslizamentos, e município decretou estado de calamidade pública - Carl de Souza / AFP

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros informaram no início da noite desta quinta-feira (17) que chega a 111 o número de mortos em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, após as chuvas com deslizamentos na última terça-feira (15). Mais de dez crianças estão entre as vítimas.

Leia mais: "Não dá para culpar só o volume de chuvas", diz professor de engenharia geotécnica da PUC-Rio

No segundo dia de buscas por mortos e desaparecidos, que ultrapassam 100 pessoas, a cidade teve dois novos deslizamentos de encostas no bairro 24 de Maio e algumas sirenes chegaram a ser acionadas pela Defesa Civil. 

No fim desta tarde, a chuva, que já estava prevista, chegou à cidade. A prefeitura de Petrópolis informou que está em alerta, já que há previsão de chuvas de moderada a forte na sexta-feira (19) e no sábado (20).

Segundo informações do governo estadual do Rio, desde a última quarta-feira (16) 24 pessoas foram resgatadas com vida e mais de 700 foram encaminhadas para centros de acolhimento montados em escolas e igrejas. 

Por conta das chuvas da última terça, 89 áreas foram atingidas, provocando 26 deslizamentos. O município decretou estado de calamidade pública desde a última quarta-feira (16). 

Em entrevista coletiva dada na tarde da última quarta-feira (16) pelas autoridades estaduais, o governador Cláudio Castro (PL) afirmou que essa “foi a pior chuva da região desde 1932”.

Outros desastres como esse já ocorreram na serra fluminense. Em 1988, foram 134 mortos em Petrópolis. Em 2011, 918 pessoas morreram e outras dezenas desapareceram na região serrana, principalmente em Nova Friburgo e Teresópolis.

No entanto, há 90 anos que Petrópolis não via uma chuva tão volumosa em 24 horas como a que foi registrada na cidade nesta semana, com um acumulado de 259 mm. Os dados são do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Nautrais (Cemaden), divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O recorde anterior era de 168,2 mm, em 20 de agosto de 1952.

Edição: Eduardo Miranda