Rio de Janeiro

TRAGÉDIA

Sobe para 78 o número de mortos após chuvas em Petrópolis; buscas de desaparecidos continuam

Defesa Civil informou que ainda há previsão de chuva moderada a qualquer momento no município

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
petrópolis chuva
No fim da tarde desta quarta-feira (16), Defesa Civil informou que há 89 áreas atingidas, com 26 deslizamentos na cidade - André Vieira/Telesur

As autoridades estaduais e de Petrópolis informaram no início da noite desta quarta-feira (16) que subiu para 78 o número de mortos com as chuvas que atingiram o município da região serrana na última terça-feira (15). Entre os corpos encontrados, há pelo menos oito crianças.

Leia mais: Noticiário internacional destaca devastação, mortes e relembra tragédia de 2011 em Petrópolis

A Defesa Civil não conseguiu estimar quantas pessoas estão desaparecidas, já que há ônibus dentro de rios, carros abandonados pela cidade e dezenas de casas foram arrastadas em locais onde houve deslizamento de encosta, como é o caso do Morro da Oficina, no bairro Alto da Serra.


Autoridades do município e do estado ainda não sabem quantas pessoas estão desaparecidas / André Vieira/Telesur

A Defensoria Pública do estado do Rio informou que nesta quinta-feira (17) vai instalar um posto de atendimento em frente ao  Instituto Médico Legal (IML) da cidade para facilitar a liberação dos corpos por familiares das vítimas.

No final da tarde, o governador Cláudio Castro (PL), que está na cidade, disse em entrevista coletiva que há 89 áreas atingidas, com 26 deslizamentos. Ele acrescentou que 21 pessoas foram resgatadas com vida e mais de 180 moradores de áreas de risco estão sendo acolhidos.

Castro afirmou também que a chuva em Petrópolis é a pior desde 1932 e que a cidade registrou 240 milímetros em duas horas. "Foi uma chuva altamente extraordinária".

Pela manhã, a Prefeitura de Petrópolis decretou estado de calamidade pública e informou que as equipes dos hospitais foram reforçadas para o atendimento de vítimas. A Defesa Civil informou que ainda há previsão de chuva moderada a qualquer momento no município ao longo do dia.

Edição: Eduardo Miranda