Rio de Janeiro

TRAGÉDIA

Sobe para 66 o número de mortos após chuvas em Petrópolis (RJ); veja fotos

Mais de 50 casas foram arrastadas em deslizamento e não há informações sobre número de desaparecidos

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Até o início desta tarde, equipes de bombeiros e da Defesa Civil deslocados de vários municípios para Petrópolis resgataram 21 pessoas com vida
Até o início desta tarde, equipes de bombeiros e da Defesa Civil deslocados de vários municípios para Petrópolis resgataram 21 pessoas com vida - Carl de Souza / AFP

Subiu para 66 o número de pessoas mortas por conta das chuvas em Petrópolis, segundo informações dadas na tarde desta quarta-feira (16) pela prefeitura local e pelo governo do Rio de Janeiro. A cidade, que fica na região serrana do estado, foi atingida por uma tempestade a tarde da última terça-feira (15).

Leia mais: Noticiário internacional destaca mortes, devastação e relembra tragédia de 2011 em Petrópolis

Ainda não há informações sobre o número de pessoas desaparecidas. Até o início desta tarde, equipes de bombeiros e da Defesa Civil deslocados de vários municípios para Petrópolis resgataram 21 pessoas com vida. 

Mais cedo, a Prefeitura de Petrópolis decretou estado de calamidade pública e informou que as equipes dos hospitais foram reforçadas para o atendimento de vítimas. A Defesa Civil informou que ainda há previsão de chuva moderada a qualquer momento no município ao longo do dia. 

A Prefeitura do Rio abriu dez pontos de coleta em Coordenadorias de Assistência Social (CAS) para receber doações da sociedade civil para as famílias atingidas pelas chuvas. No momento, os itens de maior necessidade são água, material de limpeza e de higiene pessoal.

Os dez pontos vão funcionar de segunda a sexta, das 8h às 17h. A lista completa com o endereço dos locais de doações pode ser acessada no link: https://assistenciasocial.prefeitura.rio/cas/.

Doações

Campanhas estão sendo organizadas para arrecadar doações para famílias desabrigadas. Uma delas, estruturada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pela Caixa de Assistência da Advocacia (Caarj) está reunindo alimentos não-perecíveis, água mineral, roupas, colchonetes, produtos de higiene pessoal, máscaras, álcool em gel e produtos de limpeza. 

As doações devem ser entregues na sede da Caarj, no Centro do Rio (avenida Marechal Câmara, 210) ou em qualquer das 63 subseções da OAB em todo o estado.

Outra mobilização está sendo organizada pelo Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis (CDDH). A campanha está recebendo doações de alimentos, cobertores, água potável, itens de higiene pessoal, itens de limpeza e roupas. 

As doações podem ser feitas na sede do centro em Petrópolis (rua Mosenhor Bacelar, 400), ou através de transferência bancária (Banco do Brasil - Agência: 2885-1/ Conta: 127599-2/ CNPJ: 27.219.757/0001-27).

Outros locais espalhados pela cidade se tornaram pontos organizados pela prefeitura para receber doações e abrigar desalojados. São eles:

Centro de Educação Infantil Chiquinha Rolla;

Escola Estadual Augusto Meschick;

Escola Municipal Alto Independência;

Escola Municipal Ana Mohammad;

Escola Municipal Doutor Paula Buarque;

Escola Municipal Doutor Rubens de Castro Bomtempo;

Escola Municipal Duque de Caxias;

Escola Municipal Governador Marcello Alencar;

Escola Municipal Odette Fonseca;

Escola Municipal Papa João Paulo II;

Escola Municipal Rosalina Nicolay;

Escola Municipal Stefan Zweig;

Escola Paroquial da Igreja Bom Jesus;

Quadra do Boa Esperança Futebol Clube;

Salão Paroquial da Igreja São Paulo Apóstolo.

Edição: Eduardo Miranda