Rio Grande do Sul

CARNAVAL

Desfile das escolas de samba de Porto Alegre é adiado para maio por conta da pandemia

O evento será nos dias 6, 7 e 8 de maio e não mais em março como estava previsto; carnaval de rua segue indefinido

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Entidades carnavalescas receberam bem a proposta de adiamento dos desfiles - Foto: Ricardo Giusti/PMPA

A prefeitura de Porto Alegre informou o adiamento dos desfiles das escolas de samba, em reunião com secretários e entidades carnavalescas realizada nesta quinta-feira (10). O evento será nos dias 6, 7 e 8 de maio e não mais entre 18 e 20 de março como estava previsto no calendário das comemorações dos 250 anos da cidade.

Presentes na reunião, a União das Escolas de Samba de Porto Alegre (Uespa) e a União das Entidades Carnavalescas do Grupo de Acesso de Porto Alegre (UECGAPA) afirmaram que a proposta foi bem recebida pelos carnavalescos.

A decisão leva em consideração o cenário da pandemia, explicou o prefeito Sebastião Melo (MDB). Ele cumprimentou as entidades carnavalescas pela compreensão e apoio na transferência da realização dos desfiles. “Agora, vamos formar uma governança para realizarmos um maravilhoso carnaval nessas datas”, disse.

Contudo, a alteração na data não se aplica ao carnaval de rua da cidade, que segue em avaliação. Em entrevista à Rádio Gaúcha, o secretário de Cultura de Porto Alegre, Gunter Axt, disse que a saída dos blocos também deve mudar de data, que não é certo que o evento ocorra e que há a possibilidade de mudança no formato.

No encontro desta quinta também foram tratados outros temas relativos aos desfiles das escolas de samba. O Executivo afirmou que está construindo um Termo de Permissão de Uso (TPU) com Uespa e a UECGAPA para que as ligas possam fazer a gestão do Porto Seco, local onde ocorrem os desfiles na capital gaúcha. O objetivo é buscar parcerias para a realização do carnaval.

Outra medida adotada pela gestão para viabilizar os desfiles, e reforçada no encontro, foi o lançamento de edital, em dezembro, que irá viabilizar a produção do espetáculo. O edital de fomento prevê o investimento de R$ 1,5 milhão a ser distribuído entre as 17 escolas. O recurso é do Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural (Fumproarte).

Participaram da reunião os secretários da Cultura, Gunter Axt; Governança e Coordenação Política, Cássio Trogildo; Serviços Urbanos, Marcos Felipi; Extraordinário dos 250 anos, Rogério Beidaki; Extraordinário de Enfrentamento ao Coronavírus, Cesar Sulzbach; Comunicação, Luiz Otávio Prates; procuradora-adjunta do Município, Eleonora Serralta; além dos presidentes da Uespa, Maurício Nunes; UECGAPA, Richer Kniest, e representantes das escolas do Grupo Ouro.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira