VIDAS PERDIDAS

Queiroga é convocado para explicar demora na vacinação de crianças e insistência na cloroquina

Ministro terá que explicar o atraso de um mês na vacinação das crianças e as consequências que isso trouxe ao Brasil

|
Jair Bolsonaro e Marcelo Queiroga - Evaristo Sá / AFP

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal aprovou nesta segunda-feira (7) a convocação do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para dar explicações sobre mais um episódio de sua má gestão frente ao surto da covid-19. Serão abordados dois temas centrais: vacinação infantil e medicação ineficaz.

Leia mais: Sete dúvidas sobre a vacinação infantil que você precisa tirar agora

Em primeiro lugar, o colegiado vai questionar o ministro sobre o atraso na vacinação das crianças, que pode ter levado a mortes evitáveis. O Brasil voltou a registrar óbitos diários na casa de mil por dia. O outro tema será a nota técnica da pasta divulgada no dia 22 de janeiro. No documento, o ministério insiste em recomendar a hidroxicloroquina contra o coronavírus, e afirma que o medicamento é “mais seguro que vacinas”.

Além de Queiroga, o presidente da Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, foi convidado a comparecer ao Senado. “Acabamos de aprovar na CDH do Senado, a convocação do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e convite ao Presidente da Anvisa, Barra Torres. Queiroga vai ter que explicar o atraso de um mês na vacinação das crianças e as consequências trágicas que isso trouxe ao Brasil”, disse o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), autor do pedido.

Queiroga e prevaricação


A vacina pediátrica da Pfizer para a população entre 5 e 11 anos foi aprovada pela Anvisa no dia 16 de dezembro. / Foto: Sabrina Moraes


A vacina pediátrica da Pfizer para a população entre 5 e 11 anos foi aprovada pela Anvisa no dia 16 de dezembro. Na Europa e Estados Unidos, as crianças começaram a ser vacinadas no início de novembro. Contudo, somado ao atraso em relação à comunidade internacional, o Ministério da Saúde optou por atrasar o processo.

Saiba mais: Entenda como é feita a vacinação infantil pelo mundo e o que dizem órgãos de saúde e estudos

Diante da pressão do presidente Jair Bolsonaro, que é abertamente contra as vacinas e já divulgou mentiras sobre falsos perigos dos imunizantes em crianças, Queiroga não deu início ao processo de imunização.

Ao contrário, o ministro convocou consultas para medir o apoio à vacinação infantil entre populares . Queiroga também realizou uma audiência pública que contou com a presença majoritária de negacionistas da covid-19. Entre eles, o deputado federal Osmar Terra (MDB), que afirmava que a pandemia seria uma “histeria” e que a covid-19 mataria menos do que a H1N1.

No auge da pandemia de H1N1, em 2009, menos de mil pessoas morreram em todo o ano. No Brasil, já são mais de 630 mil vítimas do coronavírus desde março de 2020.