meio ambiente

Programa Bem Viver discute desmonte da legislação ambiental no governo Bolsonaro

Para ex-presidenta do Ibama, Bolsonaro deve pressionar Congresso para aprovar retrocessos no meio ambiente ainda em 2022

Ouça o áudio:

Desmatamento na Amazônia e em outras partes do Brasil prejudica biodiversidade e tem sido constantemente denunciado no mundo - Ibama/arquivo
Os fiscais passaram a ser deslegitimados. Se eles não são respeitados a fiscalização não funciona

O que esperar das políticas ambientais neste ano, último da atual gestão do presidente Jair Bolsonaro? Para quem acompanha de perto o tema, a perspectiva é que este primeiro semestre de 2022 seja marcado por intensa pressão do governo no Congresso Nacional, para ganhar tempo e tentar aprovar leis de desmonte ambiental, já que pode haver uma mudança de governo para 2023.

É o que espera a ex-presidenta do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama), Suely Araújo, que participou da edição de hoje (8) do Programa Bem Viver. Para ela, está claro que o Ministério do Meio Ambiente e o próprio Bolsonaro articulam decretos e portarias para flexibilizar ainda mais a legislação ambiental.

“É como se o governo se articulasse para degradar o mais rápido possível, antes que a atual gestão acabe”, disse Suely, que é urbanista, advogada, doutora em Ciência Política e esteve a frente do Ibama entre 2016 e 2018. “O fiscal passou a ser deslegitimado. As pessoas passaram a ver os fiscais como alguém que atrapalha. Isso tira a credibilidade do profissional diante da população e isso é péssimo. Ele tem que ser respeitado para que a fiscalização funcione bem.”

Na conversa, a especialista fez um balanço sobre os três anos de governo Bolsonaro para o meio ambiente, falou das preocupações para este último e, por fim, disse o que espera pra próxima gestão. Ela adianta: se Bolsonaro for reeleito, não há o que esperar.

Aumento do preço dos alimentos

Arroz, feijão, café e óleo são alguns dos alimentos mais consumidos no país, presentes na maioria das casas e na dieta básica dos brasileiros, inclusive em mais de uma refeição. No entanto, devido a gestão econômica e agrícola implantada pelo governo Bolsonaro, esses e outros alimentos da cesta básica estão atingindo valores inacessíveis à renda média familiar.

O feijão é um dos campeões de aumento de preço. Além de erros na política econômica, a disparada de valores tem relação direta com programas de incentivo ao agronegócio, que retiram território e benefícios antes direcionados para a produção de alimentos.

Homenagem ao MST

Nos quase dois anos de pandemia, é fácil lembrar quem trabalhou para garantir condições de vida mais digna para os famílias em vulnerabilidade social. Entre diversas organizações que arregaçaram as mangas está o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Na última semana, mais uma vez, o MST foi reconhecido por esse trabalho: em Maricá (RJ), a artista plástica Regina Marconi trabalhou durante seis meses na construção de uma obra que retrata a realidade brasileira na pandemia. De forma sensível, o painel "Solo Fecundo" exibe personagens que representam a diversidade da classe trabalhadora do país.

A tela, de 1,60 metro de altura e 3,5 metros de largura foi entregue para a Brigada Nacional Joaquín Piñero do MST. Nas palavras de Regina, o quadro vai ficar “junto às mulheres e homens que constroem a profecia bendita de um país solidário”.

A artista agora prepara cópias impressas da obra, em tamanho reduzido, para disseminar a mensagem de esperança deixava pelo MST durante a pandemia.


Confira como ouvir e acompanhar o Programa Bem Viver / Brasil de Fato

Sintonize

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Sarah Fernandes