Rio de Janeiro

Denúncia

Comissão da Alerj pede que Polícia Federal investigue racismo contra participante do BBB

Douglas Silva foi alvo de xingamentos racistas em um blog que usou uma foto do grupo supremacista branco Klu Klux Klan

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Segundo a polícia, o responsável pelo site já foi identificado e seria um militante neonazista de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul - Reprodução TV Globo

A Comissão de Combate às Discriminações da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) anunciou que vai pedir que a Polícia Federal amplie as investigações contra o crime de racismo sofrido pelo participante do programa Big Brother Brasil 2022, Douglas Silva. 

O ator foi alvo de xingamentos racistas em um blog que usou uma foto do grupo supremacista branco americano Klu Klux Klan para ofendê-lo, na sexta-feira (21).

Leia também: Linn da Quebrada no "BBB22" faz o Brasil debater a realidade de pessoas transgêneras

Na tarde da última quarta-feira (26), o advogado da Comissão, Daniel Vargas, e o do ator, Ricardo Brajterman, estiveram na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) para denunciar o crime e descobrir o autor das postagens. Segundo a polícia, o responsável pelo site já foi identificado e seria um militante neonazista de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.

“É algo mais sério do que parece. Estamos falando de um sujeito filho de policial que está ligado a nazismo e terrorismo. Vamos agir junto à Polícia Federal imediatamente. Essa não é uma articulação pontual de um racista isolado isso é supremacismo branco com articulação nazista”, afirmou Daniel ao portal da Alerj.

Segundo o deputado Carlos Minc (PSB), presidente da Comissão, ao portal da Alerj, situações como essa, apesar de sempre terem existido, se intensificaram nos últimos anos. 

“A gente precisa fazer um acompanhamento e criar novos mecanismos na Assembleia, até mesmo para esclarecimento e educação da população. A comissão tem recebido muitas denúncias. É muito triste, em um momento de pandemia, a gente ver o ódio e essa violência tão fortes”, analisou.

 

Edição: Mariana Pitasse