Rio de Janeiro

Assassinato

RJ: Polícia investiga caso de congolês espancado até a morte após cobrar pagamento atrasado

Segundo testemunhas, a vítima foi alvo de cinco agressores, que usaram pedaços de madeira e um taco de beisebol

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Moïse foi espancado até a morte após cobrar dois dias de pagamento atrasado no quiosque em que prestava serviço na Barra da Tijuca - Divulgação

Desde a última semana, a Polícia Civil do Rio de Janeiro investiga o assassinato do trabalhador informal congolês Moïse Kabagambe. Segundo denúncia de familiares, ele foi espancado até a morte após cobrar dois dias de pagamento atrasado no quiosque em que prestava serviço na Barra da Tijuca, na Zona Oeste da capital.

No último sábado (29), a família da vítima fez um protesto pedindo informações sobre as investigações. Segundo o irmão, Djodjo Baraka Kabagambe, disse ao portal G1, Moïse teve as mãos e as pernas amarradas. 

Leia também: Brasil dá resposta fraca ao crime contra pessoas trans, diz estudo que soma 140 mortes em 2021

As agressões duraram pelo menos 15 minutos e foram gravadas pelas câmeras de segurança do quiosque. Segundo testemunhas, a vítima foi alvo de cinco agressores, que usaram pedaços de madeira e um taco de beisebol. 

A polícia só teria chegado 40 minutos depois. Ele foi encontrado em uma escada, amarrado e já sem vida.

Os familiares só souberam da morte na manhã de terça-feira (25), quase 12 horas após o crime. No ato de sábado, denunciaram também que os órgãos de Moïse foram retirados no Instituto Médico-Legal (IML).

Em nota enviada à imprensa, a Polícia Militar disse que chegou ao local depois do Samu e acionou a Divisão de Homicídios. Já a Polícia Civil disse que já ouviu oito pessoas e está analisando as imagens das câmeras de segurança e negou que os órgãos da vítima tenham sido retirados no IML.

Edição: Mariana Pitasse