DENÚNCIA

Em Betim (MG), moradores de comunidade realizam caminhada em defesa do Rio Paraopeba

Após as enchentes, que ocorreram com as chuvas deste ano, população enfrenta lama fétida e grossa

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |
Os marchantes irão se concentrar na Praça da Matriz da Colônia Santa Izabel - Foto: Marcela Nicolas

Acontece nesta quinta-feira (27), a partir das 8h, uma marcha organizada por moradores da comunidade de Santa Izabel, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A atividade tem o objetivo de defender o Rio Paraopeba e reivindicar o direito dos atingidos pelo rompimento da barragem da Vale em Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), em 2019. 

A comunidade de Santa Izabel, localizada na Bacia do Rio Paraopeba, foi uma das atingidas pelas enchentes em Minas Gerais, no início de janeiro. 

Leia também: Lamas do Rio Paraopeba contaminadas fazem famílias relembrarem rompimento da barragem

Devido às fortes chuvas, o Rio Paraopeba, contaminado com rejeitos desde o rompimento da barragem, e o Córrego Bandeirinhas transbordaram fazendo com que áreas da comunidade ficassem alagadas e famílias desabrigadas. 

Com o recuo das águas, os moradores denunciam que ruas e casas foram tomadas por uma lama fétida e grossa.

Os marchantes irão se concentrar na Praça da Matriz da Colônia Santa Izabel, passarão pelas ruas atingidas pelas enchentes e pela lama, e encerrarão a caminhada no bairro Cruzeiro.

Também participam da construção da marcha o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), a Associação Comunitária de Santa Isabel e Citrolândia, do Centro Franciscano de Defesa dos Direitos (Cefad) e o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

Fonte: BdF Minas Gerais

Edição: Larissa Costa