Rio de Janeiro

O que muda?

Com aumento da covid, confira como ficam os calendários das universidades públicas do RJ

Algumas decidiram pelo adiamento das atividades presenciais, enquanto outras ainda não divulgaram previsão para retorno

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
A UFF informou que a decisão sobre as atividades acadêmicas de 2022 foi submetida à consulta pública e está em análise - Foto: Paula Fernandes/UFF

Com o aumento do número de casos de covid-19 nas últimas semanas de janeiro, provocado principalmente pela variante Ômicron, as instituições de ensino do Rio de Janeiro divulgaram diferentes posicionamentos sobre o cronograma do próximo período letivo.

Algumas decidiram pelo adiamento do atividades presenciais, enquanto outras ainda não divulgaram previsão para retorno.

A Universidade Federal Fluminense (UFF) informou que a decisão sobre as atividades acadêmicas de 2022, agendadas para começarem em 28 de março, foi submetida à consulta pública e está em análise, considerando o cenário epidemiológico vigente para a definição das atividades acadêmicas de forma segura. 

Leia também: Podcast Três por Quatro: Brasil vive crise institucional profunda, diz professor da UFRJ

Já a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) anunciou na última segunda-feira (24), o adiamento do retorno das aulas presenciais para 15 de fevereiro.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por sua vez, que havia comunicado no início de janeiro o retorno das atividades administrativas, de ensino, pesquisa e extensão voltariam ainda em modalidade remota até o dia 31 deste mês, manteve o planejamento. 

As datas anunciadas pelas universidades valem também para seus respectivos Colégios de Aplicação (CAPs). 

Por último, o Colégio Pedro II, que não é uma universidade mas instituição de ensino federal, manteve seu planejamento, anunciado em dezembro, de retomar o ensino presencial pleno a partir de 7 de fevereiro.

 

Edição: Mariana Pitasse