Rio de Janeiro

VOLTA ÀS AULAS

No RJ, preço de material escolar varia quase 300% de uma loja para outra

Levantamento feito pelo Procon-RJ pesquisou valores de 415 produtos em 32 estabelecimentos do estado

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Na cidade do Rio, a maior variação de preço foi da tesoura sem ponta, com oscilação de até 272% entre uma loja e outra - Reprodução/Procon-RJ

O Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Rio de Janeiro (Procon-RJ) identificou variação de quase 300% no preço dos principais itens de material escolar, quando comparados a produtos de mesma marca em diferentes estabelecimentos.

O levantamento realizado entre os dias 10 e 19 de janeiro, analisou 415 produtos em 32 locais de venda das regiões Metropolitana, Serrana e dos Lagos, norte e sul fluminense do Rio, também na internet. Os resultados mostraram variação de até 297% nos preços dos itens.

A pesquisa analisou os valores de diferentes tipos de lápis, apontador, borracha, caderno, caneta, cola, massa de modelar, giz de cera, tesoura, corretivo, entre outros objetos da lista de material escolar.

Leia também: Desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro será nos dias 22 e 23 de abril

Na capital fluminense, o item com maior variação de preço foi a tesoura sem ponta, com oscilação de até 272% entre uma loja e outra. Já a caneta teve alteração de 266%. Em Niterói, na região metropolitana, o giz de cera teve variação percentual de preço de até 105%, e em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, itens como lápis, apontador, dicionário, caderno pequeno e lápis de cor foram encontrados com variação acima de 100%, chegando a 251% no apontador.

Em Barra do Piraí, no Sul Fluminense, a oscilação dos preços da caneta e do apontador chegou a 278% e 273% respectivamente, enquanto em cidades do Norte Fluminense alcançou 83% e 170% de variação.

Na Região dos Lagos, o item com maior variação de preço foi o corretivo líquido que chegou a ser encontrado 193% mais caro de um estabelecimento para outro. Enquanto na região Serrana, foi a borracha com oscilação de 118%.

A pesquisa mostra que a internet pode ser uma boa escolha na hora de comprar o material escolar se o consumidor fizer uma pesquisa prévia em diferentes sites.

O mesmo caderno de 200 folhas com 10 matérias pode ser encontrado por R$39,90 em uma loja virtual e R$22,30 em outra, uma variação de 79%. Também online, o apontador teve variação de preço de 297%, enquanto a massa de modelar, 149%.

Edição: Mariana Pitasse