Ouça e assista

“Combater notícias falsas foi o principal desafio na vacinação de indígenas”, afirma enfermeira

Patrícia Viana avalia o atual cenário da pandemia nos territórios e expõe o que tem visto atuando nas aldeias

Ouça o áudio:

De segunda a sexta, sempre às 19h45 - AFP
A vacinação foi bem aceita pelas lideranças, mas tivemos que combater as desinformações

De acordo com o levantamento da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), até o dia 18 de janeiro de 2022, 1.255 vidas indígenas foram levadas pela Covid-19. Mesmo que a vacinação esteja caminhando, apenas 47,1% dos indígenas brasileiros foram imunizados com a segunda dose, segundo dados da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI).

A enfermeira Patrícia Viana, que atua na saúde indígena há cerca de 6 anos, no estado do Ceará, participa do Entrevista Central e expõe a realidade que tem acompanhado nos territórios.

"Os próprios indígenas tiveram que fazer uma barreira sanitária, se revezando em 24 horas para conter o avanço do vírus dentro da aldeia", revela.

A especialista também comenta como as informações falsas entraram nas comunidades indígenas e se transformaram em obstáculos para o avanço da vacinação. Na avaliação de Viana "a vacinação foi bem aceita pelas lideranças, mas tivemos que combater essas desinformações".

Sobre o avanço de casos de Influenza no Brasil, a enfermeira comenta que o cenário dentro das aldeias é parecido com o restante do território nacional.

"Nós temos observado o aumento de casos de gripe dentro dos territórios, mesmo sem testes de Influenza, notamos um crescimento significativo de sintomas gripais entre os indígenas", afirma.

E tem mais!

O quadro Nacional relembra caso da desocupação do Pinheirinho, que ocorreu há 10 anos, em São Paulo. Com repercussão internacional, a operação afetou cerca de 1.800 famílias, na época. A polícia, que agiu com truculência, contou com a presença de 2 mil policiais da tropa de choque, Corpo de Bombeiros, com apoio de helicópteros e cães. No próximo sábado(22), movimentos populares, sindicatos e partidos se reunirão em um ato em memória das famílias despejadas da ocupação. 

No Embarque Imediato, o destaque é a nova data do Fórum Social Mundial, que acontece entre os dias 26 e 30 de abril, em Porto Alegre. A mudança do calendário do evento foi definida em Assembleia, no último dia 15 de Janeiro. Este ano, o Fórum pretende debater os principais problemas que afetam o sistema de Justiça e as ameaças à democracia no Brasil. 


Parada Cultural indica o clipe "Pássaro Azul", do músico gaúcho Dona Conceição. O material será lançado, oficialmente, nesta quinta-feira(20), no canal do YouTube do artista. 


Sintonize

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.

A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.

Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.

Dados da menor estação receptora

Antena: Embrasat modelo RTM 2200Std
Focal-Point
Diâmetro 2,2m
Ganho de recepção no centro do Feixe (Dbi) 37,5
G/T da estação (dB/K) 18,4

 

 

 

 

 

 

Edição: Raquel Setz