Rio de Janeiro

últimas notícias

RJ recebe novas doses para vacinação infantil contra covid mas ainda opera abaixo da capacidade

Com remessa, campanha pode ser estendida até o fim da semana na capital; primeiro dia tem 18.604 crianças imunizadas

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Primeiro dia da campanha de vacinação, teve 18.604 crianças imunizadas na capital do Rio - Beth Santos/Prefeitura do Rio

A cidade do Rio de Janeiro deve receber 33 mil novas doses da vacina contra a covid nesta terça-feira (18), vindas da remessa de 93,5 mil doses para abastecer o estado. O abastecimento chega um dia após o município anunciar que as 33 mil doses recebidas na última sexta-feira (14) só seriam suficientes para dois dias de vacinação da campanha voltada às crianças de 5 a 11 anos.

Com a nova remessa, a campanha pode ser estendida até o final da semana. No entanto, ainda bem abaixo da capacidade de vacinação do município. Atualmente, a capital tem estrutura para aplicar 130 mil doses por dia.

A expectativa é de que a campanha termine em meados de fevereiro.

Leia também: "Tenho muito medo de ela pegar covid-19": mães relatam o porquê querem vacinar seus filhos

A última segunda-feira (17), primeiro dia de vacinação das crianças, teve grande participação das famílias cariocas. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, foram 18.604 crianças imunizadas.

"Finalizamos o dia de hoje com 18.604 crianças vacinadas. Obrigado a todos os profissionais de saúde pelo empenho e aos responsáveis pela confiança na vacina", disse em uma postagem no Twitter

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a previsão é de que as novas doses cheguem na Coordenação Geral de Armazenagem da SES (CGA). Além da capital, Niterói, São Gonçalo, Maricá e Itaboraí também vão retirar suas doses na CGA, ao longo desta terça. 

De acordo com a SES, as regiões Metropolitana I e II poderão realizar a retirada das suas remessas na quarta-feira (19), na CGA, mediante agendamento. Para as demais regiões do estado, as doses seguem também na quarta, por vans, caminhões e helicóptero.

Edição: Mariana Pitasse