Minas Gerais

CONQUISTA

Covid-19: Prefeitura de BH começa a vacinar crianças neste sábado (15)

Ministério da Saúde encaminhou para o município cerca de 10.800 doses

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Para receber a vacina, as crianças devem estar acompanhadas de pais ou responsáveis - Foto: MENAHEM KAHANA / AFP

A Prefeitura de Belo Horizonte inicia no sábado (15) a vacinação de crianças, com idade entre 5 e 11 anos, contra a covid-19.

Inicialmente, poderão receber a primeira dose, as crianças com comorbidades, deficiência permanente, indígenas ou quilombolas, acamadas ou com mobilidade reduzida.

Para receber a vacina, as crianças devem estar acompanhadas de pais ou responsáveis e apresentar documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacina.

:: Leia também: Covid-19: Prefeitura de Belo Horizonte anuncia início da vacinação de crianças :: 

Neste sábado, a vacinação acontece nos Centros de Saúde, das 8h às 14h. Porém, a prefeitura anunciou que, com a chegada de novas remessas de vacinas e a convocação de mais crianças, irá implantar pontos de vacinação nas escolas municipais.

No caso de crianças acamadas ou com mobilidade reduzida, a partir de segunda (17), equipes dos Centros de Saúde entrarão em contato com as famílias para realizar o agendamento da vacinação.

O Ministério da Saúde encaminhou para o município cerca de 10.800 doses da vacina. Atualmente, Belo Horizonte possui 193 mil crianças nessa faixa etária. Segundo a prefeitura, a ampliação da vacinação para crianças sem comorbidade se dará de forma gradativa e de acordo com a quantidade de doses enviadas ao município.

Confira a programação:

Dia 15/01, sábado: primeira dose para crianças com comorbidades, deficiência permanente, indígenas ou quilombolas de 11 a 5 anos, completos até a data da vacinação.

Dia 16/01, domingo: não haverá vacinação.

Dia 17/01, segunda-feira: início da aplicação da primeira dose para crianças acamadas ou com mobilidade reduzida de 11 a 5 anos completos, até a data da vacinação. A imunização será feita em domicílio.

Nesse dia, não haverá aplicação de vacina para nenhum outro grupo prioritário ou faixa etária. As equipes de saúde estarão empenhadas na aplicação de vacina em crianças acamadas ou com mobilidade reduzida.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Dia 18/01, terça-feira: aplicação da primeira dose para crianças acamadas de 11 a 5 anos completos, até a data da vacinação. A imunização será feita em domicílio;

Nesse dia, também não haverá aplicação de vacina para nenhum outro grupo prioritário ou faixa etária.

Dia 19/01, quarta-feira: dose de reforço para pessoas de 53 e 51 anos, cuja data da segunda dose tenha completado quatro meses. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade e CPF.

Dia 20/01, quinta-feira: dose de reforço para pessoas de 49 anos, cuja data da segunda dose tenha completado quatro meses. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade e CPF.

Dose de reforço para pessoas de 19 anos, vacinadas com a CoronaVac, cuja data da segunda dose tenha completado quatro meses. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade e CPF.

Dia 21/01, sexta-feira: dose de reforço para pessoas de 18 anos, vacinadas com a CoronaVac, cuja data da segunda dose tenha completado quatro meses. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade e CPF.

Repescagem de dose de reforço para grupos prioritários e faixas etárias já convocados, cuja data da segunda dose tenha completado quatro meses. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade e CPF.

Edição: Larissa Costa