Rio de Janeiro

Últimas notícias

Maricá (RJ) será a primeira cidade do estado a vacinar crianças de 5 a 11 anos contra a covid

Município iniciará imunização na sexta (14) com crianças indígenas; no sábado (15) atenderá crianças com comorbidades

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Na sexta (14), as primeiras doses serão destinadas a crianças indígenas - Mauro Pimentel/ AFP

Na próxima sexta-feira (14), a cidade de Maricá, na região metropolitana do Rio de Janeiro, inicia a vacinação contra a covid em crianças de 5 a 11 anos. Com isso, o município será o primeiro do estado a começar a vacinar crianças desta faixa etária.

Segundo a Prefeitura de Maricá, a imunização começará no mesmo dia que as doses chegam ao Rio. Na sexta (14), as primeiras doses serão destinadas a crianças indígenas e no sábado (15) a vacinação será voltada para aquelas com comorbidades ou deficiência. 

Leia também: Carteira de vacinação de estudantes passa a ser obrigatória para a matrícula em Niterói (RJ)

A vacinação continuará de segunda (17) a sexta-feira (21) para as crianças deste grupo prioritário. As crianças com dificuldades de locomoção severa poderão receber a vacinação em casa, agendando na sua Unidade de Saúde (USF) de referência.

Ainda não há um calendário para o público em geral na cidade, que segundo a prefeitura depende da "da chegada de remessas de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde e, da mesma forma, será feita seguindo o Plano Nacional de Imunizações (PNI).".

“É importante que os responsáveis saibam que a vacina é segura e eficaz, e é fundamental que as crianças recebam a 1° dose o quanto antes para conseguirmos romper a cadeia de transmissão do vírus, principalmente a de novas variantes. Além de proteger e evitar formas graves, a vacinação das crianças também protegerá os adultos e os idosos, por isso é urgente e necessária”, disse a secretária municipal de Saúde de Maricá, Solange Oliveira.

A vacinação acontece na sede do Serviço de Atendimento de Reabilitação Especial de Maricá (SAREM), de segunda a sexta, das 9h às 16h, no sábado, de 9h às 13h.

Edição: Mariana Pitasse