Sintonize

Programa Bem Viver explica coinfecção por influenza e covid e alerta para reforço nos cuidados

Edição desta quinta (06) também destaca projeto de lei que enfraquece proteção de matas ciliares

Ouça o áudio:

Uso de máscara é defendido por autoridades de saúde como medida eficaz para controlar a transmissão de doenças respiratórias - Fernando Frazão/ Agência Brasil

Os casos de coinfecção por influenza e covid-19 têm sido registrados em diversos países do mundo e apelidada, inadequadamente, de “flurona”. O uso do termo não é recomendado pela Organização  Mundial da Saúde (OMS). O temor é de que ela seja associada a uma nova doença. 

Continua após publicidade

No programa Bem Viver desta quinta-feira, a médica infectologista Raquel Stucchi, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), explica que a coinfecção não se trata de uma nova variante do coronavírus, mas de uma infecção por dois vírus distintos. 

"Não é um vírus novo que apareceu, não é uma mistura de vírus da gripe com o coronavírus, não é nada disso. São os dois vírus que estão na mesma pessoa. O importante é ter o diagnóstico, porque nós temos medidas diferentes para cada uma das doenças e para as duas simultaneamente.” 

Stucchi ressalta que diante do aumento dos casos de covid no país e da dupla infecção, os cuidados para não transmitir as doenças devem ser redobrados. 

“Qualquer sintoma que eu ache que pode ser covid, não vá para o trabalho, não vá para a escola. Se a gente não se isola, passa [o vírus] para outras pessoas. E pode acometer crianças, que não estão vacinados ainda. Pode acometer idosos, que mesmo vacinados são grupo de risco”, alerta a médica. 

Mobilização 

Entre os destaques desta edição também está a mobilização dos servidores públicos federais por reajuste salarial. Trabalhadores de diferentes categorias do funcionalismo estão articuladas para uma greve geral no dia 18 de janeiro contra o governo Bolsonaro. 

Meio ambiente 

O Bem Viver desta quinta-feira também repercute o projeto de lei sancionado pelo presidente Jair Bolsonar (PL) que permite o desmatamento em margens de rios nas zonas urbanas e a regularização de imóveis construídos em Áreas de Preservação Permanente (APPs).  


Confira como ouvir e acompanhar o Programa Bem Viver / Brasil de Fato

Sintonize    

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo.   

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).   

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.   

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].  

Edição: Geisa Marques