Minas Gerais

MOBILIZAÇÃO

Metroviários de BH debatem rumos da greve nesta sexta-feira (7)

Categoria também realiza uma manifestação contra privatização do metrô

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |

Ouça o áudio:

Segundo sindicato, cerca de 95% da categoria aderiu ao movimento
Segundo sindicato, cerca de 95% da categoria aderiu ao movimento - Foto: Reprodução

Com o objetivo de definir próximos passos da mobilização contra a privatização do metrô de Belo Horizonte, a categoria metroviária da cidade, em greve desde o dia 23 de dezembro, realiza nesta sexta (07) uma nova assembleia. O encontro, que acontece às 14h, na Estação Central do metrô, será seguido de uma manifestação.

:: Leia também: Metrô de Belo Horizonte entra em greve a partir de 23 de dezembro :: 

Devido aos serviços de manutenção de vias e trens, a adesão à greve, segundo o Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro), não é uniforme, mas é grande. “A adesão está em torno de 95% dos funcionários, inclusive parte dos cargos de confiança da empresa também aderiram à greve”, explicou Daniel Glória Carvalho, secretário geral do Sindimetro.

Entenda o caso

Às vésperas do natal, no dia 23 de dezembro, os metroviários de Belo Horizonte deflagraram greve para reivindicar o tratamento igualitário por parte da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e denunciar a tentativa de privatização da estatal, que administra o metrô na cidade.

Recentemente, segundo o Sindimetro, os contratos de 30 funcionários foram transferidos para Brasília, enquanto os demais trabalhadores não tiveram a mesma oportunidade.

:: Leia também: Sem ouvir trabalhadores ou usuários, governo federal inicia a privatização do metrô de BH :: 

Além disso, no dia 19 de novembro, o governo federal aprovou, em uma assembleia de acionistas da CBTU – empresa pertencente à União – a cisão da Superintendência de Trens Urbanos de Belo Horizonte (STUBH). Assim, a STUBH deixa de integrar a CBTU e será transformada na "Veículo de Desestatização MG Investimentos S.A. – VDMG”, empresa criada para a venda do metrô de BH.

Greve foi a última alternativa

Daniel, do Sindimetro, destaca que os trabalhadores têm enfrentado uma dura realidade e reforça que a greve se tornou necessária. 

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

“São mais de 1600 trabalhadores prejudicados. A greve foi o último caminho que a categoria tomou. Durante todo esse tempo de pandemia, não paramos o serviço. Tentamos negociar com a empresa sem interromper o serviços”, afirmou. 

Com Bolsonaro tarifa ficou mais cara

Há pouco mais de um ano, a tarifa do metrô de BH era de R$1,80. Entre março de 2019 e março de 2020, o bilhete foi reajustado em 136%. Após 12 anos sem alteração no valor da tarifa, o governo federal impôs uma mudança na política de subsídio, o que impactou em reajustes escalonados, resultando nos atuais R$4,50 cobrados nos guichês do metrô.

 :: Leia também: Privatizações de Bolsonaro: tarifa do metrô de BH cresceu 136% nos últimos 10 meses ::

“Na época, as partes envolvidas interessadas no aumento argumentaram que era para melhorar o transporte e poder ter mais investimentos, inclusive que poderia ser feita a expansão. Só que esse tempo todo se passou e não vimos nada disso”, enfatiza Daniel. 


 

Edição: Larissa Costa