Rio de Janeiro

Pós-festas

Em 20 dias, cidade do Rio tem crescimento de 6.778% casos de covid, segundo jornal

Levantamento do jornal Extra aponta crescimento; expectativa é de que os números aumentem ainda mais nos próximos dias

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
No município, longas filas de pessoas com sintomas da doença se formam nos postos de saúde, farmácias e laboratórios - Richardson Martins/PCR

Nos primeiros dias do ano, a cidade do Rio de Janeiro está tendo crescimento no número de casos de covid-19. No município, longas filas de pessoas com sintomas da doença se formam nos postos de saúde, farmácias e laboratórios desde a última segunda-feira (3). 

Segundo levantamento feito pelo jornal Extra, a partir dos dados do Painel Rio Covid-19, no dia 12 de dezembro, apenas 18 pessoas tiveram o diagnóstico da doença. Já no dia 25, o número de infectados pulou para 269 e, em 1º de janeiro, saltou para 1.238. 

Leia também: Diagnósticos de covid-19 no Rio quadruplicam em dezembro, mas internações não sobem

De acordo com o cálculo, em uma semana, do Natal para o réveillon, a alta foi de 360%. Se considerar o período de 20 dias, o cálculo aponta uma escalada foi de 6.778%.

O total de novos casos, que soma 1.238 até a manhã desta quinta-feira (6), se refere ao total de pacientes que relataram ter começado a sentir os sintomas da infecção no dia 1º, dessa forma, a expectativa é de que deve continuar subindo já que novos casos atendidos nos próximos dias ainda podem ser inseridos no sistema.

Outra estatística divulgada pelo painel da prefeitura mostra o número de registros de casos diários. Na segunda e na terça-feira, foram 6.307 notificações, mas a Secretaria municipal de Saúde informou em nota que o número foi afetado pelo represamento provocado pelo ataque hacker ao sistema do Ministério da Saúde em 10 de dezembro.

O avanço da doença se reflete na taxa de positividade dos testes para diagnosticar a covid-19, que subiu de 13% na semana passada para 41% nos primeiros dias do ano, nas redes pública e privada, ainda segundo dados obtidos pelo Extra. Somente em unidades da prefeitura, a positividade foi de 17% na quarta-feira (5). O grande volume de pessoas que estão fazendo os exames tem atrasado a inclusão dos resultados nos sistemas.

Edição: Mariana Pitasse