Rio de Janeiro

PANDEMIA

Diagnósticos de covid-19 no Rio quadruplicam em dezembro, mas internações não sobem

Farmácias e redes privadas registraram falta de testes rápidos; Prefeitura oferece diagnóstico gratuito

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
swab nasal covid
Prefeitura do Rio prometeu abrir mais quatro pontos de testagem na capital até a semana que vem, com capacidade de 300 exames por dia - Roque de Sá/Agência Senado

Entre o início de dezembro do ano passado e a última segunda-feira (3), primeira semana de 2022, os casos de covid-19 registrados na rede pública de saúde do Rio de Janeiro quadruplicaram. No intervalo de um mês, foram 61 casos registrados no início de dezembro e 261 casos no primeiro dia útil do ano, segundo o painel covid da Prefeitura do Rio.

Leia mais: Covid-19: vacinas aplicadas no Brasil conferem proteção adicional a quem teve a doença

Entretanto, diante do avanço da campanha de vacinação da população, as internações de pacientes na rede pública não acompanharam a alta dos casos.

Nesta quarta-feira (5), havia 25 pessoas internadas com covid e apresentando sintomas leves. No estado do Rio, sintomas mais graves em pessoas internadas na rede pública foram observados apenas em pacientes que não foram imunizados com nenhuma dose da vacina.

Diante da alta de casos e da chegada da variante ômicron, que segundo a Prefeitura do Rio já passou a ter transmissão comunitária, as farmácias e clínicas particulares estão com falta de testes rápidos para o diagnóstico da covid.

Segundo a Abrafarma, associação que reúne as principais redes de drogarias, entre o início e o último dia de dezembro, o número de exames rápidos em farmácias saltou de 10 mil para 31 mil.

Leia também: No Rio, família afirma que adolescente testou positivo para covid-19 e influenza

A Prefeitura do Rio prometeu abrir mais quatro pontos de testagem na capital até a semana que vem, com capacidade de 300 exames por dia. O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, afirmou que foram chamados para trabalhar mais de 800 técnicos de enfermagem que estão em lista de aprovados em concursos.

Entre a penúltima e a última semana de dezembro, o número de testes gratuitos (swab nasal) realizados pela rede pública da cidade do Rio saltou de 5.988 para 17.755 testes de antígeno. A Prefeitura informou que ainda tem 450 mil testes em estoque para serem distribuídos às unidades de saúde da capital.

Edição: Eduardo Miranda