Rio de Janeiro

últimas notícias

Vacinação contra gripe é encerrada na cidade do Rio por falta de doses

Campanha será retomada em abril com uma nova versão da vacina contra a gripe; casos reduziram na última semana

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
vacina gripe
Apenas a vacina contra a covid-19 está disponível nas unidades de saúde do Rio - Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por falta de doses, a campanha de vacinação contra a gripe no Rio de Janeiro foi encerrada nesta segunda-feira (3). O município recebeu a última remessa do imunizante no dia 10 de dezembro - 400 mil doses do Instituto Butantan. Com o estoque zerado nesta manhã, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anunciou que a campanha será retomada em abril com uma nova versão da vacina.

Leia mais: 

Desde o início da campanha, mais de 2,9 milhões de doses foram aplicadas na cidade. Em nota, a SMS afirma que os casos de gripe reduziram consideravelmente na última semana. Houve uma queda de 75% na procura por assistência na rede de emergência em relação ao início de dezembro. Na época, a cidade do Rio vivia uma epidemia de gripe Influenza A (H3N2).

A campanha de vacinação contra a gripe de 2022 segue o calendário do Ministério da Saúde e está previsto para abril. 

Covid-19

Nesta segunda (3), a vacinação contra covid-19 foi retomada na cidade do Rio. Pessoas com 18 anos ou mais que tomaram a segunda dose há mais de 4 meses devem tomar a dose de reforço. 

As unidades de saúde seguem aplicando a segunda dose para pessoas com 12 anos ou mais, respeitando o intervalo de cada fabricante: 12 semanas para AstraZeneca, 28 dias para CoronaVac e 21 dias para Pfizer.

Edição: Clívia Mesquita