ouça agora

Por que é importante doar leite materno neste fim de ano? Entenda no Programa Bem Viver

Nesta edição do programa você conhece a campanha da Fiocruz intitulada "Doação de leite materno: melhor presente"

Ouça o áudio:

O leite materno é considerado alimento padrão ouro pela Organização Mundial da Saúde.
O leite materno é considerado alimento padrão ouro pela Organização Mundial da Saúde. - EBC
Segundo a Fiocruz, o período de festas de fim de ano é marcado pela redução dos estoques do alimento

O programa Bem Viver desta segunda-feira (27) destaca a campanha da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), lançada este mês, intitulada "Doação de leite materno: melhor presente". Segundo a Fundação, neste momento os estoques do alimento caem drasticamente, deixando em perigo bebês que estão internados em hospitais.

A Fiocruz garante também que a doação é um processo seguro para a mãe e para o bebê, quando o leite chega no banco de leite passa por todo um processo de limpeza e descontaminação.     

:: Fiocruz: Municípios mais pobres têm apenas 50% da população imunizada contra a covid-19 ::

"A mãe deve amamentar o bebê de acordo com a necessidade dele. Se ela for doar, ela não vai tá tirando do volume do filho dela para dar para outro. Isso porque retirar leite estimula essa mama e faz produzir mais leite. Mas se ela tiver com alguma dificuldade, a mãe pode procurar um Banco de Leite, porque esses espaços são casas de apoio da amamentação", afirmou Daniela Aparecida da Silva, pesquisadora da Fiocruz, em entrevista à Rádioagência Nacional. 

Fim do conservadorismo

Outro destaque do programa é um balanço dos rumos da América Latina. A região que nos últimos anos foi afetada por uma onda conservadora, agora, vê o cenário sob outra perspectiva. A eleição chilena, que colocou o progressista Gabriel Boric na presidência, foi o sinal mais recente desta mudança. Países como Argentina, Peru e Bolívia são outros exemplos desta mesma toada.

No programa de hoje nossa repórter Michele de Mello apresenta uma análise do que pode significar esses novos ventos que sopram na América Latina e o impacto deles aqui no Brasil. 

100 anos de Paulo Freire

2021 é o ano de centenário do patrono da educação no Brasil. O Bem Viver comemorou muito este marco de 100 anos do nascimento de Paulo Freire.  Nesta edição de segunda-feira você confere uma das reportagens especiais que circularam na programação de 2021.

Natal Sem Fome

No MST (Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra) as festas natalinas seguem, pelo menos no que diz respeito à campanha de distribuição de alimentos saudáveis para quem mais precisa.

Ainda está em vigor o movimento Natal Sem Fome e você pode contribuir. No programa estão todas as dicas para participar dessa ação fundamental de final de ano. Já são mais de 700 toneladas de alimentos garantidas para doação que acontece no começo de janeiro.

:: Mãos Solidárias fecha o ano com distribuição de 5 mil cestas da reforma agrária em Pernambuco ::


Confira como ouvir e acompanhar o Programa Bem Viver / Brasil de Fato

Sintonize

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Lucas Weber