Rio de Janeiro

COMBATE À FOME

Saiba como contribuir com campanhas que levam comida à mesa de famílias do RJ neste fim de ano

As iniciativas são também uma forma de cobrar o governo para desenvolver políticas públicas de combate à extrema pobreza

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
A a ONG ação da Cidadania arrecada toneladas de alimentos todos os anos - Raquel Júnia/ EBC

Natal é época de generosidade. As ações de arrecadação de alimentos para as pessoas em situação de vulnerabilidade social são exemplo disso. No Rio de Janeiro, campanhas de distribuição de alimentos tentam reduzir os impactos da pandemia e da crise política e econômica do país, levando comida à mesa de centenas de famílias.

Leia também: Saiba como contribuir com a Campanha Natal Sem Fome do MST

A ONG Ação da Cidadania, localizada no Rio, promove todos os anos as campanhas Brasil Sem Fome e Natal Sem Fome, duas das maiores ações solidárias do país que arrecadam toneladas de alimentos para a população. As iniciativas são também uma forma de cobrar o governo para desenvolver políticas públicas de combate à extrema pobreza.

Em entrevista à reportagem do programa Central do Brasil, uma parceria do Brasil de Fato e da TVT, o presidente do Conselho da Ação da Cidadania, Daniel de Souza, explicou que ações de solidariedade da sociedade civil são importantes para ajudar a população, principalmente neste momento em que o Brasil voltou ao mapa da fome, mas ratificou que é essencial que políticas públicas sejam criadas para erradicar, de fato, a fome no país.

“Se não houver efetivamente uma política pública, e para isso tem que ter uma vontade política de combater a fome, a gente não vai conseguir resolver o problema. Mas nós como sociedade civil estamos fazendo a nossa parte e pedimos que todos nos ajudem nessa tarefa”, afirmou Daniel.

Por causa da pandemia, a ONG está aceitando apenas doações online que são convertidas na compra de alimentos. Para participar da campanha é só acessar o site e doar qualquer valor.

Outras ações de combate à fome:

Cozinha Solidária

A parceria entre o Movimento Unidos dos Camelôs (MUCA) e o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) criou um novo espaço na Lapa, região central da cidade do Rio. O projeto Cozinha Solidária tem a meta de preparar 500 marmitas por semana que são distribuídas gratuitamente aos trabalhadores informais do centro da capital fluminense e aos moradores da Lapa.

As refeições são preparadas com alimentos sem agrotóxicos produzidos por pequenos agricultores, com apoio da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz). Para ajudar, quantias acima de R$15 podem ser doadas pelo link ou qualquer quantia pela conta bancária abaixo:

Chave pix: 28.799.171/0001-41
Banco: Itaú
Agência: 8170
Conta: 30682-6
Associação Cidade Para Todos

CNPJ: 28.799.171/0001-41

Campanha Natal Sem Fome

A iniciativa do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em parceria com coletivos, sindicatos e outras organizações populares, começou na sexta-feira (10) e vai até o dia 6 de janeiro. O objetivo é entregar cestas compostas por alimentos produzidos em assentamentos da reforma agrária para famílias desempregadas, em situação de rua, pessoas que moram nas ocupações e populações indígenas.

Para contribuir, você pode levar alimentos perecíveis na loja Armazém do Campo, localizada na Avenida Mem de Sá, 135, no bairro da Lapa, ou doar qualquer quantia para a conta abaixo:

CONTA BANCÁRIA
Caixa Econômica
AG 1231
CC 2260-1 OP 003
CNPJ 11.586.301/0001-65
PIX: [email protected]

Edição: Mariana Pitasse