Rio Grande do Sul

Homenagem

Vereadores realizam sessão solene em homenagem ao centenário de Paulo Freire nesta terça-feira

Proposta por Matheus Gomes e Pedro Ruas, ambos do PSOL, ato acontece na Câmara de Vereadores de Porto Alegre

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Evento terá como palestrante o professor Marco Mello, do Coletivo de Professoras/es de História da RME POA (CPHIS) - Foto: Divulgação

Acontece nesta terça-feira (14), às 19h, no auditório Ana Terra da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, a sessão solene em homenagem ao centenário de Paulo Freire. Proposta pelos vereadores Matheus Gomes e Pedro Ruas, ambos do PSOL, evento terá como palestrante o professor Marco Mello, do Coletivo de Professoras/es de História da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (CPHIS) e um dos organizadores do livro "Do lado esquerdo do peito, Paulo Freire: Presente!".

De acordo com o vereador Matheus Gomes, a homenagem a Paulo Freire chega no momento de grande ataque à educação brasileira, com ampliação do desmonte e retirada de autonomia pedagógica das escolas e ameaças de censura. Contudo, salienta o parlamentar, também em meio a muita resistência das (os) trabalhadoras (es) em educação e suas organizações de classe. 

“Em Porto Alegre, em meio às tentativas de desconstrução dos projetos pedagógicos das escolas e da recente aprovação do ensino domiciliar, celebrar Paulo Freire é retomar a memória daquele que nos ensinou que educação se faz com a força da coletividade, alteridade, amor e esperança”, destaca. 

O livro "Do lado esquerdo do peito, Paulo Freire: Presente!" é produzido por educadoras (es) e entidades do campo associativo e sindical de Porto Alegre. A obra pode ser acessada para donwload gratuitamente no endereço https://www.editorafi.org/295freire e é fruto de jornada de formação realizada ao longo do ano de 2021, a partir da iniciativa do CPHIS e da Atempa. 


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko