Paraná

Internacional

Francisco, el Hombre se apresenta no ato "Democracia para sempre", nesta sexta (10)

Convidada por Lula e Alberto Fernández, banda é a única brasileira no ato que celebra o Dia dos Direitos Humanos

Curitiba (PR) |
"Vamos a celebrar la democracia en la plaza", escreveu a banda - Foto: Reprodução Facebook Francisco, el Hombre

“Latinoamérica unida. Democracia para siempre” é como Alberto Fernández, atual presidente da Argentina, resume o ato do dia 10 de dezembro, na Plaza de Mayo. A banda Francisco, el Hombre é a única brasileira entre as performances confirmadas no evento.

O evento, que celebra o Dia dos Direitos Humanos, e marca os 38 anos do regresso da democracia à Argentina e do fim da ditadura cívico-militar, contará com as presenças de Cristina Kirchner, vice-presidente de Fernández, e dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, e José Pepe Mujica, do Uruguai.

União latina através da música

A banda brasileira tem histórico de iniciativas que celebram a união latinoamericana. Em julho de 2020, a Francisco, el Hombre se juntou a Mestrinho em “Valer La Pena”, unindo estudos de cumbia ao acordeão. Ao lado da banda chilena Moral Distraída, em agosto do mesmo ano, viraram uma expressão xenófoba do avesso para cantar “Baile Sudaca”.

"É um som para parar de se sentir carente e começar a se sentir potente", resume Mateo Piracés-Ugarte, que integra o grupo ao lado de Sebastianismos, LAZÚLI, Andrei Kozyreff e Helena Papini.

Mais recentemente, em agosto de 2021, com o grupo colombiano Doctor Krápula, clamaram pelo reconhecimento do valor cultural e ancestral dos povos latinoamericanos em "Mala Fama”.

"Hoje vamos celebrar a democracia na praça", publicou a banda, nas redes sociais, em espanhol, fazendo alusão à Plaza de Mayo, local do evento. 

Edição: Lia Bianchini