Rio de Janeiro

Réveillon

Após prefeitura do Rio confirmar queima de fogos, Secretaria estadual de Saúde libera atividade

Resolução ratifica, no entanto, que sejam garantidas pelas prefeituras estratégias para evitar aglomerações

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Réveillon Copacabana
A resolução desaconselha atividades em que não seja possível evitar a aglomeração de pessoas, no local ou durante seu deslocamento até ele - Fernando Maia/Riotur

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) publicou uma resolução nesta quinta-feira (10) que libera a realização de queimas de fogos em locais públicos em comemoração à passagem de ano em todo o estado do Rio. O documento, no entanto, ratifica que sejam garantidas pelas prefeituras estratégias para evitar aglomerações. 

Leia também: Prefeitura do Rio decide realizar queima de fogos em Copacabana; saiba como será a festa

A resolução desaconselha atividades em que não seja possível evitar a aglomeração de pessoas, no local ou durante seu deslocamento até ele - exemplificando essas atividades como shows ou apresentações artísticas em praças, logradouros públicos e praias, mesmo em ambiente aberto. 

O documento ainda destaca que as autoridades sanitárias municipais devem regular também as festividades em locais fechados ou privados.

A recomendação marca, enfim, a posição oficial da SES em relação às comemorações de ano novo, após as decisões da última semana e os desencontros entre a Prefeitura do Rio, o governo estadual e os comitês científicos. 

O texto foi assinado pelo titular da pasta, Alexandre Chieppe, horas depois de o prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciar queimas de fogos em Copacabana e em outros nove pontos da capital.

Edição: Mariana Pitasse